quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A HISTÓRIA POR TRÁS DA(S) FOTO(S) (32)

A natureza não é feita somente de idílicos ocasos ou bucólicas paisagens. Uma olhadela um pouco mais atenta já vai revelar o muito de sangue que há na diária e incessante luta pela sobrevivência. Por intermédio de cândidos passarinhos ou de opulentos gaviões, passando por humanos cheios de empáfia, tenho presenciado, desde quando comecei a fotografar a natureza, cenas de sangue e morte.

Às vezes, essa luta pela sobrevivência gera momentos um tanto engraçados. A tesourinha, por exemplo, é turrona e metida a valente: persegue adversários bem maiores do que ela. Já vi tesourinha afugentando tucano e gavião – o bem-te-vi também é assim. (Ainda quero conseguir uma foto de bem-te-vi ou de tesourinha perseguindo tucano.)

As imagens acima ilustram dois momentos em que uma tesourinha botava pra correr um gavião-carrapateiro, que momentos antes estava pousado num fio. Mesmo quando já estavam bem mais longe, não podendo ser mais fotografados, o assédio continuou, e em dose dupla, pois súbito surgiria uma outra tesourinha para dificultar a vida do gavião.

Eu estava no bairro Copacabana quanto tirei as fotos.

Nenhum comentário: