sábado, 8 de agosto de 2009

A HISTÓRIA POR TRÁS DA FOTO (56)

Este é o anu-preto (Crotophaga ani). Ave muito comum no Cerrado; está presente também na área urbana. Tem forte instinto gregário, estando sempre em bandos.

Agora à tarde, saí para tomar um cappuccino. Aproveitei e comprei um filme que vi na infância – Bonnie e Clyde – uma rajada de balas. Como eu estava com a câmera fotográfica, peguei a moto e fui até o bairro Copacabana, na esperança de fotografar algum animal.

Consegui quatro fotos: duas de um pica-pau (nenhuma das imagens ficou boa) e duas do anu-preto acima (as duas ficaram boas).

"INTIMIDADES"

Terminei de ler recentemente o livro “Intimidades”, publicado pela editora Record. A edição reúne cinco contistas brasileiras e cinco portuguesas. Os dez contos têm uma temática em comum – o erotismo. A organização e o prefácio são de Luisa Coelho.

Comprei o livro por gostar de textos escritos por mulheres e que dizem respeito ao universo feminino. Se por um lado a arte é universal, por outro, cada sexo tem suas peculiaridades. Gosto quando essas peculiaridades são transformadas em arte. Também por isso gosto muito, por exemplo, de Rita Lee, Hilda Hilst e Adélia Prado.

Os dez contos de “Intimidades” me deixaram muito curioso quanto ao trabalho da escritora portuguesa Inês Pedrosa. Ela nasceu em Coimbra, em 1962. O conto dela se chama “Só sexo”. O texto é arrebatador e lírico. A narradora se volta para o passado e discorre sobre relacionamento amoroso que teve. A partir de um enredo extremamente simples, Pedrosa produziu uma obra-prima.