terça-feira, 19 de novembro de 2013

RETRATO FALADO: ENTREVISTA COM LUCIO NUNES

No ar, mais uma edição do Retrato Falado, programa de entrevistas.

Meu convidado é Lucio Nunes, cantor e músico. O Retrato Falado vai ao pelo Canal 5 da Net, operadora de TV por assinatura, aqui em Patos de Minas.

O EXEMPLO DO PAPA FRANCISCO

Acabei de ler que o papa, na Praça São Pedro, abraçou um homem cujo rosto é desfigurado por uma doença. O papa também beijou o rosto desse homem, Vinicio Riva, que, segundo a matéria, leva uma vida reclusa por causa de uma doença chamada neurofibromatose. Riva disse que sentiu apenas amor ao ter o rosto acariciado pelo religioso. 

O gesto do pontífice é bonito e revelador de um profundo senso de humanidade; quando digo isso, levo em conta o homem, não o cargo exercido por ele. As imagens são belas, inspiradoras. Além do mais, ao longo da história, muito do que fizeram do cristianismo está longe do que ele deveria ser na prática. Não gosto de proselitismos nem sigo as doutrinas católicas, mas o exemplo de Francisco abarca e materializa o que me parece ser a essência do cristianismo.

Para conferir a matéria e as fotos, clique aqui

COMERCIAL COM VAN DAMME

[Se você ainda não assistiu ao vídeo incorporado nesta postagem, assista-o antes de ler o texto abaixo.]

Comentários no Youtube dão conta de que havia rede de proteção entre os caminhões (o que não tira o mérito da realização), ou de que o filme teria sido feito com os veículos se locomovendo para frente, e não em marcha a ré, como parecem estar: na edição, teriam rodado o filme ao contrário, para dar a impressão de que o ator belga Jean-Claude Van Damme faz a abertura, quando, na verdade, de acordo com os que acham que o filme foi rodado ao contrário, as pernas teriam sido fechadas. Houve quem disse, também nos comentários do Youtube, que isso seria igualmente notável, alegando que o movimento de ter as pernas unidas exigiria de Van Damme mais força física ainda do que a necessária para abri-las.

Os que advogam que os caminhões estavam realmente em marcha a ré dizem que os motoristas conferem os retrovisores o tempo todo. Isso, entretanto, não prova que eles estavam de fato realizando movimento de recuo. Poderiam estar indo para a frente, com a cabeça virada para os retrovisores, mas, de esguelha, olhando para frente. Se estavam na verdade dando marcha a ré, o feito deles é admirável.

À parte quaisquer truques de edição que possam ter sido usados, é inegável o impacto que o vídeo causa. Quando o assisti pela primeira vez, não tive a impressão de algum truque de edição (mas estou ciente de que várias artimanhas podem ter sido utilizadas). Fiquei, sim, impressionado com as façanhas do ator e dos motoristas, sem falar do “susto” que levamos quando nos damos conta de que os caminhões estão em marcha a ré (ou pelo menos aparentam estar).

À parte racionalizações bobas, o barato é curtir o vídeo, que é um baita acerto dos marqueteiros contratados pela Volvo. Eu me envolvi, tendo-o assistido diversas vezes, reparando em vários detalhes. Há um astral de filmes de ação (a presença de Van Damme, é claro, intensifica isso). A sintonia e a interação entre motoristas (com seus auxiliares) e ator são impecáveis, passando a energia de um bonito trabalho em equipe; segundos que comportam anos de treinos e de experiência, a despeito de toda a tecnologia dos caminhões — o que o anúncio, afinal, quer vender. Fico pensando ainda no time dos bastidores, realizando, suponho, comunicações via rádio com os condutores e os seus ajudantes.

O enquadramento escolhido é uma aula de composição: no começo, o horizonte, com o topo dos caminhões praticamente no mesmo alinhamento em que ele está, ocupa um pouco mais de dois terços do quadro, com o Sol à esquerda, também seguindo a regra dos terços. Nos últimos dez segundos, tem-se uma relação especular em relação aos momentos iniciais. O horizonte, então, passa a ocupar o terço inferior do quadro, com o Sol à direita.

A canção de fundo é “Only time”, cantada pela Enya. Em comentários postados no Youtube, houve quem reclamou da escolha. A trilha não me incomodou, mesmo eu não sendo um fã da cantora. O diretor do comercial é Andreas Nilsson. Segundo a ficha técnica, a peça foi realizada na Espanha, no momento em que o Sol estava nascendo. Ainda de acordo com o divulgado, o filme foi rodado numa só tomada.