sábado, 11 de junho de 2016

O selvagem e o civilizado

Há algo que me chama para a escuridão.
Longe dos prédios e das luzes das cidades, 
o animal se regozija.

Há algo que me chama para as luzes.
Longe das árvores e do espírito do cerrado, 
o cidadão se regozija. 

Florescências 2

Os “frutos” da árvore são os seguintes:

— Cien años de soledad — Gabriel García Márquez
— Obras completas (volume III) — Jorge Luis Borges
— The complete works — William Shakespeare
— Perfume — Patrick Süskind
— O planeta dos macacos — Pierre Boulle 
— Dislexias — Lívio Soares de Medeiros 

Pondo-se

Um tanto de gente

Somos tantos e somos uma só voz.
A redenção canta em nossas vozes.
Somos todos nós e cada um de nós.
Em permuta, criamos a redenção 
e somos por ela criados.
Somos um e somos todos. 
Ninguém deixa de ser quem é, 
ao mesmo tempo em que 
cada um é todos os outros.
É bom olhar para o outro
nesta manhã que (nos) irradia. 

Marília Gabriela no Facebook

Há pessoas que imprimem charme e elegância em tudo o que fazem. A rigor, há pessoas que são charme e elegância. Às vezes, charme, elegância e sensualidade. Essas coisas que ou se tem ou não se tem. É em vão de um momento para outro a pessoa dizer para si mesma “a partir de agora tenho sensualidade”, “a partir de agora sou uma pessoa carismática”. Não que eu duvide do poder do ser humano em modificar a si mesmo; esse poder existe.

Em contrapartida, há coisas que são naturais, natas, espontâneas; coisas que fluem, sem que a pessoa tenha de premeditar como será o próximo gesto, que inflexão dará à voz. Quando a pessoa tenta criar em si algo que não está, pelo menos, latente nela, o esforço é descomunal, a graça e a espontaneidade vão embora, o labor se torna penoso, cansativo. Melhorar aquilo em que temos facilidade já é trabalhoso o bastante. Em vez de passar o tempo tentando burilar o que é recalcitrante, mais prazeroso e compensador é lapidar o que em nós flui.

Tudo isso é para dizer que a Marília Gabriela é uma dessas pessoas que exalam charme, elegância e sensualidade em tudo o que fazem. É uma dessas pessoas que não erram no tom, seja pelo profissionalismo que têm, seja pelo talento imenso. Com a página dela aqui no Facebook não seria diferente. Tudo tem a “cara” dela, a elegância se mostra no cuidado com a estética, com as palavras.

Hoje em dia, isso não está ligado só a dinheiro. Se a pessoa não tem esse cuidado, se não tem esse capricho, não há nem dinheiro nem profusão de recursos técnicos que resolvam desinteresse, desleixo, falta de esmero ou de talento. Com um equipamento razoável são possíveis produções de extremo bom gosto. A popularização da tecnologia ampliou a possibilidade de produções caprichadas que podem ser feitas mesmo quando não se está nos grandes centros.

Se por um lado é verdade que uma pessoa como Marília Gabriela tem acesso aos melhores recursos e aos melhores profissionais, por outro, nada disso reverberaria no que ela exibe não fosse algo de sofisticado, bonito e talentoso que ela tem em si, mesmo antes de ter tido acesso a recursos tecnológicos. A página dela no Facebook é esta

"O ameaçado"