quinta-feira, 10 de março de 2016

Apontamento 317

A ignorância truculenta da turba não deve ser motivo para desânimo, mas um dos combustíveis para que não estejamos em meio a ela. 

"Zen Socialismo", de Cynara Menezes

Terminei de ler “Zen Socialismo”, da blogueira Cynara Menezes. O livro, publicado pela imprescindível Geração Editorial, é uma coletânea de postagens da jornalista no blogue mantido por ela, o Socialista Morena.

De viés esquerdista, mas tendo a necessária lucidez de assumir os erros da mesma esquerda que defende, Cynara discute, com coragem, os temas que andam agitando debates ou arremedos de debate no Brasil de hoje. Os títulos das seções do livro já deixam entrever os tópicos abordados pela escritora: ‪#‎Socialismo‬ ‪#‎Comunismo‬, ‪#‎Brasil‬, ‪#‎Literatura‬, ‪#‎Camaradas‬, ‪#‎Mundo‬, ‪#‎Maconha‬, ‪#‎Jornalismo‬, ‪#‎Vida‬, ‪#‎Sexualidade‬, ‪#‎Entrevistas‬.

O texto de Cynara Menezes é simples, direto; tem um coloquialismo que, todavia, não impede a autora de debater em tom adequado os temas polêmicos a que se dedica, seja, por exemplo, a descriminalização do aborto, seja o preconceito contra mulheres, homossexuais, negros e pobres. Por vezes, vale-se do humor para ser didática; o texto “Teorias estapafúrdias da direita comunistofóbica” ilustra tanto o humor quando o didatismo a que me referi.

O estilo simples e os ocasionais toques de humor no texto não retiram a contundência da abordagem de Cynara (ademais, não raro, o humor torna ainda mais contundente um determinado assunto). Não bastasse isso, há espaço para o lirismo ou para a poesia. O texto “Elogio ao loser” é um belo exemplo disso.

Hoje, Cynara trabalha de modo independente. Ela se mantém graças às contribuições financeiras de seus leitores. A jornalista já esteve na Veja e na Folha de S.Paulo, que hoje, como nunca, têm linhas editoriais diferentes dos interesses e dos ideais da Socialista Morena. Para os interessados em conhecer o trabalho dela, ou em com ele contribuir financeiramente, basta clicar aqui. Há também a página no Facebook