quinta-feira, 12 de março de 2009

A HISTÓRIA POR TRÁS DA FOTO (49)

Marcos Kim, fotógrafo, escreveu frase que gosto muito de citar: “Existem dois tipos de fotografia – as difíceis de tirar e as muito difíceis de tirar”. A foto acima foi muito difícil de tirar.

Num mundo utópico, o pica-pau estaria numa árvore; haveria, quem sabe, um poderoso céu azul ao fundo... Ainda assim, apesar de o bicho estar num cenário feio e apesar do fundo esbranquiçado, eu quis registrar a cena. O sol estava à esquerda, de modo que a luz não incidia diretamente sobre a ave.

Pude tirar várias fotos. Nas primeiras, deixei a câmera na prioridade abertura e compensei o flash para +2, a fim de produzir o brilho nos olhos e tentar jogar luz sobre o pica-pau. Como eram fotos em que o assunto principal (no caso, a ave) estava contra forte luz, ele estava ficando subexposto (escuro, com pouca luz sobre ele), mesmo eu tendo compensado o flash. Então, mudei a tática: coloquei a câmera na exposição manual, cancelei a compensação do flash e compensei a exposição para +2 (baixando a velocidade). Usei 1/250 de velocidade; de abertura, F/5,7; ISO 80.

Eu sei que isso produziria um céu mais branco ainda. Contudo, foi a alternativa que achei, pois eu não estava usando flash externo, o que me impedia de ter uma luz mais potente incidindo sobre o pica-pau.