quinta-feira, 1 de abril de 2010

JULIETA VENEGAS


Graças a Shírley Aceval, a quem agradeço, pude assistir ao acústico da cantora mexicana Julieta Venegas. É mais uma produção da MTV.

A rigor, estou conhecendo o universo da cantora de trás para frente. Se ela gravou esse acústico, sintoma de que já tem uma carreira estabelecida e consagrada. Porém, mesmo sem conhecer mais do trabalho dela, escrevo algumas palavras sobre o acústico.

A produção tem os usuais esmero e cenário bonito. No palco, músicos competentes. Julieta, além de cantora, é compositora e instrumentista. Durante o show, toca piano, violão e acordeão (ou seria gaita ponto?).

Dois brasileiros participam do espetáculo: Jaques Morelenbaum, que é maestro e produtor musical, e Marisa Monte, que canta com Julieta a bela “Ilusión”. A composição é de Julieta Venegas; a parte em português é de Marisa Monte e Arnaldo Antunes.

Além da participação de Marisa Monte, vejo também como pontos altos do show as faixas “Mírame bien” e “Lento”. Esta tem uma terna, doce e feminina letra: “Si quieres un poco de mi / Me deberias esperar / Y caminar a paso lento / Muy lento // Se delicado y espera / Dame tiempo para darte / Todo lo que tengo”.

A faixa parece ter sido um sucesso por lá. Mal Julieta começa a cantar, enquanto toca piano, o público começa a cantar junto, num bonito momento. Fiquei com a sensação de que a cantora se emocionou mesmo. Logo nas primeiras palavras, assim que percebe a partição da plateia, Julieta faz uma mínima pausa, deixando transparecer o que me pareceu uma emoção que havia aflorado.

Nos extras, imagens da feitura e dos ensaios, comentados por Julieta, enquanto ela caminha no que deve ser um parque ou uma praça. De pouco adiantou eu assistir a esse material, pois meu incipiente espanhol fez com que eu quase nada entendesse dos comentários dela.

Posso estar escrevendo pelos cotovelos, mas me pareceu haver nela um quê de timidez, o que não compromete de modo algum sua atuação. É uma timidez, seja ela premeditada ou não, que acaba conferindo certo charme e delicadeza à presença de Julieta Venegas.

FOTOPOEMA 154 / LETRA DE MÚSICA (24)