sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A HISTÓRIA POR TRÁS DA FOTO (70)


Quando chove à noite, tento não me esquecer de sair com a câmera pela manhã, embora no mais das vezes acabe me esquecendo. Mas hoje não foi assim. Eu a levei comigo, bem como levei “flash” e cabo, para que o “flash” fique separado do corpo da câmera.

Onde há água, não importa se parada ou corrente, geralmente há a possibilidade rica para se fazer imagens, pois a água é um assunto muito bonito e versátil para a fotografia. É por isso que gosto de levar a câmera comigo logo pela manhã quando na madrugada houve chuva.

Terminada a aula, pedi a um aluno — Décio — que segurasse o “flash” na posição adequada, enquanto eu ajustava a câmera. Os estudantes já estavam rindo de mim (não sem razão) quando minutos antes eu havia fotografado uma peteca que estava em cima de um telhado. Depois, ficaram rindo das instruções que eu dava para o Décio com relação ao posicionamento do “flash”.

No fim das contas, esta é uma das imagens que foram feitas. Quando os alunos viram no monitor da câmera o fundo escurecido, embora fosse uma manhã de muita luz, parecem ter achado curioso o efeito, conseguido justamente graças ao “flash” e a ajustes na câmera. E ao Décio, muito obrigado pela paciência durante a feitura da foto.
_____

Exposição manual
F/ 8,0
1/800
ISO 80
Flash: Canon Speedlite 580EX (ajustado para -2)
Câmera: Canon PowerShot SX10 IS