terça-feira, 29 de novembro de 2011

CRUZEIRO X ATLÉTICO

Para quem gosta de futebol, o jogo entre Cruzeiro e Atlético/MG chama a atenção pela rivalidade e pelo contexto: é a última rodada do campeonato, e o Atlético pode rebaixar o Cruzeiro.

Se o Ceará perder para o Bahia e se o Atlético/PR perder para o Coritiba, a Raposa permaneceria na primeira divisão ainda que perdesse para o Galo. Nesse caso, curiosamente, os dois estariam no “lucro” – o Cruzeiro, por não cair, e o Atlético, por derrotar o grande rival, embora o “lucro” do Cruzeiro seja maior nesse hipotético caso.

Para os atleticanos contumazes, um mundo ideal traria a vitória do Atlético e o rebaixamento do Cruzeiro. Já os torcedores deste, entre o fervor por derrotar o Galo e o alívio de se livrar do rebaixamento, penso que sentiriam mais alívio do que fervor, caso o time não vá mesmo dar uma voltinha na segunda divisão.

O que sobra é a pífia campanha dos mineiros no campeonato. Numa gradação que vai do pior até o menos ruim, tem-se o América já rebaixado, o Cruzeiro dependendo do último jogo para não cair e  o Atlético tendo se recuperado nas últimas rodadas.

O atleticano empedernido esquecerá a campanha fraca do time se o Cruzeiro for rebaixado. À parte isso, a classificação do campeonato deixa claro que o futebol das Gerais foi o ponto fraco do torneio (a queda dos três chegou a ser cogitada).

Quem sai ganhando mesmo nessa história toda são os Perrella. No todo, lucraram mais do que o Cruzeiro. Ainda que aleguem que houve títulos, serão lembrados pela lambança atual, que é consequência de uma longa e prejudicial gestão. 

Além do mais, caso o rebaixamento se confirme, o torcedor, tanto do Galo quanto da Raposa, sabe: o primeiro rebaixamento é o que fica.

FOTOPOEMA 200