quarta-feira, 18 de novembro de 2009

GRUPO TREM DAS GERAIS EM PATOS DE MINAS

No fim de semana, tive o privilégio de conferir novamente, aqui em Patos de Minas, mais um show com o Trem das Gerais.

Os integrantes são de Araguari e pertencem à mesma família. Adolfo (voz/violão) e Vânia (voz/percussão) são casados. João Paulo (tambores) e Pedro (violão/viola) são os filhos do casal e completam a banda. No show do fim de semana, também esteve presente o baixista Márcio Bonesso.

Antes de formar o Trem das Gerais, Adolfo já havia trabalhado na noite com música, bem como já havia se dedicado à fabricação de instrumentos musicais (os tambores que seu filho utiliza nos shows foram fabricados por Adolfo).

O grupo já lançou dois CDs: “Cantos gerais (2003) e “Embornal de cantoria” (2006). Ambos estão esgotados. Nos registros, interpretam canções próprias e de outros compositores. Há a intenção de se lançar o CD “Nos trilhos de Minas”, que, segundo Adolfo, será um trabalho mais autoral.

O Trem das Gerais executa com poeticidade e rica simplicidade clássicos da música popular brasileira (em especial, da música mineira). Mas no repertório não estão presentes apenas o lirismo e a rica tradição poética disso que podemos chamar de mineiridade. Há momentos em que o show se torna decididamente dançante. Impossível mesmo ficar parado. Tanto que no show do fim de semana houve casal que se rendeu e fez dos poucos espaços livres uma pista de dança.

Abaixo, um documentário de 15 minutos que apresenta um resumo da trajetória do Trem das Gerais. O registro é de 2006, e a direção é de Marcel Naves.


NOVA EDIÇÃO DO CAIU NA REDE

Pessoas, no ar, mais uma edição do Caiu na Rede. Para baixar o programa gentileza clicar aqui.

Espero que gostem.