segunda-feira, 22 de julho de 2013

O FOTÓGRAFO PROFISSIONAL

O que é um fotógrafo profissional? É aquele que, no momento do clique, tentar fazer a melhor foto do mundo, não importa o que esteja sendo fotografado. A foto pode ficar ruim, mas a intenção era fazer algo que contivesse excelência.

Para que a intenção de se clicar a melhor foto do mundo se concretize, esse fotógrafo se vale de tudo o que ele puder, de todos os recursos que tiver à disposição. A técnica é um recurso, o equipamento é um recurso, um tripé ou um “flash” são recursos.

Fotografar no manual é mais um recurso. É um jeito de “prever” o resultado, de dar à imagem um toque pessoal. É ter uma certa possibilidade de controle sobre a luz. Mas compor uma imagem é dar um toque pessoal também. Fotografar no manual não é o grande definidor de um profissional. Tanto é assim que é possível fotografar no manual e se produzir fotos ruins.

O profissional de verdade quer a excelência. Há um sem-número de fatores envolvidos nessa excelência. Mas o princípio do profissionalismo, não importa o equipamento, não importa a temática, é a excelência. Isso começa antes do clique.

Pode-se ter em mãos uma compacta. Se o sujeito, ao fotografar, teve em si o real desejo de fazer um belo trabalho, ele tem atitude de profissional, apesar de não estar com um equipamento caríssimo em mãos.

É preciso haver a busca, repito, da excelência, da perfeição: caprichar nas composições, saber evidenciar o assunto principal, ser atento. O fotógrafo de verdade não aparece só quando ele clica. Há toda uma concepção de vida e de mundo envolvida. Quem é artista, é artista em tempo integral, e não somente quando exerce seu trabalho; quem é profissional, é profissional em tempo integral, e não somente quando exerce seu trabalho.

O trabalho verdadeiramente profissional traz toda uma bagagem de vida, todo um modo de pensar as coisas, o mundo, a vida, o ser humano. Tudo isso vem “embutido” em qualquer clique de quem é profissional, de quem é artista.

Fotografar é bem mais complicado do que ficar em frente ao espelho, fazer poses sensuais e postar as imagens no Facebook. A fotografia profissional é expressão de um modo de encarar as coisas, de olhar para a vida, o Universo. Um “simples” clique é revelador do que a pessoa é. Cada gesto nosso é revelador do que somos. 

O que torna alguém profissional é o cuidado, a atenção, a vontade de aprender, o olhar atento, a sensibilidade, a inteligência, o talento. Isso, não há apostila nem curso de fotografia que ensine. Leia muito, aguce a sensibilidade, o pensamento, as ideias; analise fotos, detenha-se sobre pinturas. Sua fotografia será o resultado de tudo isso.

"FAÇA-SE LUZ"

Ontem, a partir do começo da noite, parte do bairro em que moro ficou aproximadamente três horas sem luz, tanto nas ruas quanto nas casas. No escuro, peguei uma lanterna e a usei para algumas fotos. Eis parte delas.