domingo, 26 de janeiro de 2014

DA INSPIRAÇÃO

Acredito na inspiração, mas não na inspiração no sentido romântico ou na inspiração como uma espécie de visita que recebemos de alguma “entidade”. Acredito na inspiração como um processo mental, feito de sinapses e outros processos cerebrais. Não concebo a inspiração num cérebro que não se exercita. 

BELADONA



ÀS QUATRO

O outono ventila ideias.
Tu quebras o gelo, 
concebes primaveras.
As flores verão.

CONTO 68

Acossado por notas musicais, Josias lamentou ter o ouvido absoluto. Em atitude inapelável, pensou ter achado solução, cortando a orelha. Ao jogá-la fora, ela caiu sobre uma chapa de metal. De imediato, Josias reconheceu um mi. 

POLÍTICA E FUTEBOL

A política, do modo como é feita, acaba se tornando um mundo nebuloso, em que aos eleitores chegam apenas as sombras do que ocorre de fato no jogo político. Nesse universo amorfo e escuso, é sempre bom quando alguém torna o óbvio público ou fala aquilo que parte da população diz nas conversas que mantém.

Recentemente, Francimar Rosa dos Santos, o Ditinho (em quem não votei), renunciou ao cargo de vereador, alegando necessidade de cuidar da mãe doente. Mas o que me chamou muito a atenção na matéria que li no Patos Hoje foi o ex-jogador, de acordo com sítio de notícias, ter feito alusão aos dois grupos políticos da cidade.

Cito a notícia veiculada no Patos Hoje: “Ele [Ditinho] se mostrou decepcionado com a política. Ele disse que teve muita dificuldade na Câmara Municipal. Sem citar nomes, reclamou das pessoas que só veem o lado pessoal e criticou os dois grupos políticos que não se entendem e acabam prejudicando o desenvolvimento da cidade”. Pena ele ter dito isso depois de ter saído da partida.

É sempre saudável haver oposição, não importa se “a” ou “b” esteja no poder, mas ser oposição não implica apagar o beabá da política, que é buscar o bem comum. Do modo como a política tem sido feita por aqui há décadas (e não só por aqui), o que há não é oposição, mas, sim, patuscadas que acabam atravancando a melhora da terra dos Patos de Minas. 

QUEBRANDO O GALHO

MESSIAS

Não há messias lá fora.
O messias és tu.
Sê teu silencioso messias.