domingo, 17 de julho de 2016

Ao luar

Sempre que me acho lúcido,
desejo cometer versos.
A Lua, lá no alto agora, 
jogando luz sobre
os cantos da noite,
clareia minhas ideias,
fazendo de mim e de ti
astros iluminados. 

Fragmento

Vontade de ficar perto, de ir ficando. Ficando mais para depois ficar mais, adiando despedida, chegando mais perto nossos corpos que têm vontade de ficar mais e ir ficando mais do que podem ficar. Nem nos apartamos direito. Saudade de ficar perto de novo. Então eu rendo louvores. Escrevo. Que tua alma fique cheirosa quando ler. É que esse corpo teu me enlouquece. Essa tua boca... Não sei se olho para, se beijo. Tento não olhar demais, mas teu corpo todo é ímã que puxa meus olhos, meu corpo. Se caminho para onde estás, faz sentido. O resto é vagar. 

"Das 5h às 7h"

Há muito de previsível em “Encontro marcado” (2014), que tem roteiro e direção de Victor Levin. Essa previsibilidade, que está durante o filme e também em seu desfecho, não faz com que ele seja ruim. O enredo é simples: Brian, aspirante a escritor, vinte e quatro anos, envolve-se com Arielle, nove anos mais velha do que ele. Ela é casada e mãe de duas crianças; ele é solteiro, não tem filhos.

O jovem escritor é interpretado por Anton Yelchin, que morreu recentemente; quem está no papel da mulher casada é Bérénice Marlohe. Ela vive um casamento aberto: tanto ela quanto o marido podem ter amantes. Só há uma regra: os encontros extraconjugais devem ser realizados entre 17h e 19h. O título original do filme é “5 to 7” (Das 5h às 7h).

Sim, Brian e Arielle se apaixonam. Isso implica a quebra de “contrato” não só entre eles, mas também deles com Valery (interpretado por Lambert Wilson), que é marido dela. Na relação de Valery com Arielle, não somente sabem que o outro tem amante, mas também fazem com que haja convivência dos amantes com a família deles.

O complicador do enredo é justamente a paixão entre Brian e Arielle. Ela, pelo menos aparentemente, lida melhor com o sentimento do que ele, que, não resistindo, propõe a ela que abra mão do casamento. A solução para o emaranhamento, embora previsível, é de tom acertado, adulto. À parte isso, “Encontro marcado” tem a beleza interminável de Bérénice Marlohe.