sexta-feira, 14 de março de 2014

CONJUGAÇÃO

Eu leio cada palavra tua.
Saboreio cada palavra tua.
Chego até a decorar várias.

Reparo em cada ponto,
em cada ponto e vírgula.
Eu concebo entrelinhas...

Teu verbo, elegante poder.
Basta uma palavra tua e
será outro o meu destino. 

POSSIBILIDADES

Se aconteceu, é possível.
Se existiu, é possível.

O impossível não pode ser.
Desatino, buscá-lo.
Mas isso não é motivo para que
deixemos de vislumbrar 
formidáveis possibilidades. 

"O DIFÍCIL PARTO DO PORCO-ESPINHO"





As fotos desta postagem foram tiradas no dia trinta de dezembro de 2006. A princípio, quando vi o porco-espinho, pensei se tratar de um ninho (sic) ou algo assim. Só que de repente o “ninho” começou a se movimentar...

Desci logo da moto, já com a câmera pronta. À medida que o bicho se movia, eu o fotografava. Dava ele a impressão de estar próximo a uma área urbana (fiz o registro lá no bairro Copacabana) por causa da enchente pela qual o Rio Paranaíba passou em 2006.

Enquanto eu fotografava, um carro da polícia militar ia se aproximando. De longe, os policiais viram que eu apontava algo em direção a uma árvore. Aceleraram então o veículo e dele desceram rapidamente, talvez tendo suposto, vendo-me de longe, que a lente longa acoplada à câmera fosse o cano de alguma arma.

Quando desceram do carro, fiz, lentamente, gesto para que não se movessem, voltando-me logo após para o porco-espinho. Os policiais então entenderam o que estava ocorrendo e se aproximaram pé por pé, para não espantar o bicho. Pude fazer mais de uma dezena de fotos dele.

O título desta postagem é o título de um conto do professor, ensaísta, tradutor e escritor Luís André Nepomuceno. O conto está no livro “Antipalavra”, lançado em 2004 pela editora 7Letras. Também pela mesma casa o autor lançou “A lanterna mágica de Jeremias” (2005) “Os anões” (2009) e “Histórias abandonadas” (2011).