sábado, 29 de junho de 2013

O INDIVIDUAL E O COLETIVO

Terminado o protesto na rua, o Brasil ocorre é em sua casa, em seu ambiente de trabalho. É contraprodutivo ir à manifestação e continuar achando que você vale mais como pessoa do que a empregada que trabalha para você. É contraproducente ir à manifestação e continuar dando um jeito de furar a fila. É hipocrisia ir à manifestação pensando intimamente em privilégios para sua classe social. É cinismo ir à manifestação e continuar desrespeitando seu professor.

Bobagem demonizar em frases cheias de ódio ou de preconceito este ou aquele partido — todos eles têm culpa e merecem punição. Libelos cheios de ódio, de preconceito ou de ignorância sobre noções básicas de como funcionam as instituições não levam a nada.

Ingenuidade crer em um salvador da Pátria — não há salvador da Pátria; cada um deve ser o salvador de si mesmo. Não há nisso egoísmo. Não há nisso declaração contra manifestações — eu já disse que sou a favor delas; afinal, seria tolice afirmar que todo mundo que participa delas é cínico ou hipócrita. Não há soluções fáceis — fáceis são os paliativos. Paliativos têm duração histórica de um piscar de olhos. Soluções convincentes passam, também, pela reforma do indivíduo.