terça-feira, 3 de março de 2015

PONTOS CARDEAIS

Ao norte do Centro do Mundo, havia um livro considerado sagrado. Não passava de mais um dos tantos livros escritos pelo homem. Num dia, alguém disse que esse livro fora ditado por um deus. As pessoas acreditaram. Desde então, o livro, escrito por planejadoras mãos humanas, passou a ser reverenciado como se escrito por divindade.

Ao sul do Centro do Mundo, havia um livro considerado sagrado. Não passava de mais um dos tantos livros escritos pelo homem. Num dia, alguém disse que esse livro fora ditado por um deus. As pessoas acreditaram. Desde então, o livro, escrito por planejadoras mãos humanas, passou a ser reverenciado como se escrito por divindade.

Ao leste do Centro do Mundo, havia um livro considerado sagrado. Não passava de mais um dos tantos livros escritos pelo homem. Num dia, alguém disse que esse livro fora ditado por um deus. As pessoas acreditaram. Desde então, o livro, escrito por planejadoras mãos humanas, passou a ser reverenciado como se escrito por divindade.

Ao oeste do Centro do Mundo, havia um livro considerado sagrado. Não passava de mais um dos tantos livros escritos pelo homem. Num dia, alguém disse que esse livro fora ditado por um deus. As pessoas acreditaram. Desde então, o livro, escrito por planejadoras mãos humanas, passou a ser reverenciado como se escrito por divindade.

Veio o tempo em que as milícias do norte quiseram dominar os outros pontos cardeais. Veio o tempo em que as milícias do sul quiseram dominar os outros pontos cardeais. Veio o tempo em que as milícias do leste quiseram dominar os outros pontos cardeais. Veio o tempo em que as milícias do oeste quiseram dominar os outros pontos cardeais.

Desde o começo, num tempo em que cada milícia ainda não estava tentando se impor sobre territórios distantes, mas sobre quintais vizinhos, por já se considerarem eleitas por um deus, havia quem percebesse a insanidade das milícias. Essas pessoas continuam sendo eliminadas, tanto no norte quanto no sul, tanto no leste quanto no oeste.

As milícias continuam em guerra. Ora tem-se a impressão de que o norte se sobressai. Ora tem-se a impressão de que o sul se sobressai. Ora tem-se a impressão de que o leste se sobressai. Ora tem-se a impressão de que o oeste se sobressai. Hoje em dia são poucos os que não pertencem a nenhuma milícia. Essas pessoas continuam sendo caçadas. Tanto no norte quanto no sul, tanto no leste quanto no oeste.

Enquanto isso, em seu quarto, alguém produz alegoria contra as milícias, as quais não a entenderão. Assim é no norte. Assim é no sul. Assim é no leste. Assim é no oeste. 

GRAVATA

Borboleta
aterrissou em 
meu corpo. 
Foi ficando. 
Tornamo-nos
amigos. 
Hoje em dia, 
quando ela sai
a passear, 
ela me arrasta
pelo pescoço.