domingo, 21 de setembro de 2014

SOBRE UMA FOTO

Nem sempre é possível precisar os motivos pelos quais se gosta de um trabalho. Quando alguém gosta do próprio trabalho, é mais difícil ainda desvendar os mecanismos dessa preferência, pois é possível haver uma série de razões pessoais, que podem ser conscientes ou inconscientes. É melindroso analisar o próprio trabalho, ainda que haja tentativa de critérios objetivos.

Em virtude disso, não gosto de emitir preferência acerca do que fotografo; além do mais, isso poderia soar como cabotinice. Gosto, sim, de escrever ou de teorizar sobre a fotografia como um todo. Ainda assim, permito-me um instante de condescendência em relação a mim mesmo para afirmar que gosto desta foto. Está dentre as imagens que mais gostei de ter feito.

O registro foi feito no dia vinte e sete de dezembro de 2006. Lembro-me de onde eu estava e da árvore em que o pássaro estava. Houve um único disparo. Quando tirei a foto, o fotografado pareceu se assustar com o barulho do obturador, indo embora logo após. Já no visor da câmera, uma Canon EOS 20D que tive, gostei da imagem.

P.S.: o nome do pássaro é saíra-de-chapéu-preto. O nome científico: nemosia pileaTA. 

ATLÉTICO/MG VENCE O CRUZEIRO

O Cruzeiro teve mais posse de bola, criou mais, acertou a trave... Como o que conta é a bola na rede, nesse critério, o Atlético foi melhor. Após o novo Mineirão, e após o Atlético passar a jogar no Independência, é a primeira vez que o visitante vence o anfitrião. 

No time do Cruzeiro, alguém precisa dizer para o Éverton Ribeiro que futebol é esporte coletivo. Até as traves sabem que ele sabe jogar bola, mas o jogador tem sido muito individualista. Não raro, tem perdido a bola e deixado a equipe encrencada. 

A tarde cruzeirense só não foi pior em virtude de o Corinthians ter vencido o São Paulo por três a dois, o mesmo placar pelo qual o Cruzeiro foi derrotado. A diferença entre o líder e o segundo colocado continua sendo de sete pontos. Com o resultado de hoje no Mineirão, o Atlético está na quinta posição.