terça-feira, 26 de janeiro de 2010

"SIDEWAYS"


Com muito atraso (o que é comum), assisti a “Sideways – entre umas e outras” (Sideways, EUA, 2004), do diretor Alexander Payne. Payne é também o responsável pelo roteiro, que por sua vez é baseado em romance de Rex Pickett.

Algumas pessoas que gostam de vinho já haviam me indicado esse filme. Fiquei enrolando e somente anteontem é que conferi. Não me arrependi.

Miles (Paul Giamatti) e Jack (Thomas Haden Church) são grandes amigos. Jack está a uma semana do casamento. Os dois saem em viagem pela Califórnia, percorrendo as regiões produtoras de vinho.

Miles é professor colegial deprimido pelo fim do casamento; Jack é um ator de TV relativamente conhecido. Miles está interessado em vinhos e em golfe; Jack quer transar o mais que puder na semana que falta para o casamento.

Na viagem, os dois se encontram com Maya (Virginia Madsen) e Stephanie (Sandra Oh). Jack logo se entende com Stephanie. Miles, em contrapartida, está indeciso e reticente quanto a Maya – ele não consegue mesmo esquecer a ex-esposa. Há ainda a expectativa dele em ter seu livro aceito por uma editora.

“Sideways” tem aquele astral de filme despretensioso que acaba dizendo muito em sua “simplicidade”. Vale pelo que mostra do mundo dos vinhos e pela riqueza dos personagens – mesmo Jack, o garotão imaturo, acaba sendo um ótimo contraponto ao casmurro Miles.

Senso de humor na medida certa; drama na medida certa. E algumas taças de vinho – que podem passar da medida “certa”; esse é “Sideways”. Se você gosta de vinho, compre algumas garrafas e chame seus amigos. Ou chame namorado, namorada, marido, esposa ou vizinho. Ponham o filme para rodar. Celebrem.

Um brinde.