terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

MORRE PENA BRANCA

Comentei recentemente neste blogue sobre a apresentação de Luiz Salgado em Patos de Minas. Mantivemos conversa no intervalo do show.

Um dos assuntos do bate-papo foi a dupla Pena Branca e Xavantinho. E foi por intermédio de e-mail enviado por Luiz Salgado que fiquei sabendo há pouco que Pena Branca morreu ontem à noite (Xavantinho já havia morrido em 1999).

A causa da morte foi insuficiência respiratória. Pena Branca, cujo nome real era José Ramiro Sobrinho, tinha setenta anos; estava no Hospital São Luiz Gonzaga, em São Paulo, quando morreu.

Com o irmão Ranulfo Ramiro da Silva, o Xavantinho, Pena Branca compôs dupla caipira premiada no Brasil e no exterior. Em 2001, o próprio Pena Branca recebeu o Grammy Latino de melhor disco de música sertaneja.

Pena Branca nasceu em Igarapava, em 1939; Xavantinho, em Uberlândia, em 1942. Os dois eram representantes da chamada música "de raiz", que tem estética e temática diferentes da música sertaneja com influências country, que se popularizou na década de 90.