sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Regalo

Aceita este poema. 
Ele é teu porque graças a ti
cheguei a muitas palavras. 
Existiram porque existes.
Das coisas que me causas,
tu me causas textos.
Quando sou texto, sou.
Em nome das palavras 
que de ti vieram,
aceita este poema. 

Mais uma couve

Tunguska

O que vem do céu deixa marcas na pele.
Os corpos viajam no espaço.
Um dia se encontram.
Corpos de naturezas diferentes,
não sabem o que um causará no outro.
O que vem do espaço não sabe
o que nos causará.
Nossa casa voltará a ser atingida
(quase sempre é).
Se estivermos aqui,
poderemos não estar depois do impacto.
Olhamos para estrelas.
Não nos esqueçamos
de que do céu não recebemos 
nem bênçãos nem maldições. 

Doria, o mimado

Mimado pela grande mídia, Doria tem se mostrado uma contrafação, um showman populista e kitsch. Será um sucesso. 

Conto 90

No afã de transarem, Abigail e Lucas entraram correndo na casa dele. Mal acenderam a luz da sala, foram para o quarto, onde, a princípio, ficaram no escuro. Estavam loucos e prontos para estripulias. Foi quando Lucas perdeu por um segundo a noção espacial. Ao ajeitar o corpo, bateu a testa na afiada quina da cabeceira da cama. Proferiu imprecações, amaldiçoou deuses. O galo somente não ficou pior graças ao gelo que Abigail aplicou. Foi quando ela sentiu muita vontade de cuidar de Lucas. Quis abraçá-lo, fazer com que ele ficasse bem. Ao não fazer amor com Lucas pela primeira vez, Abigail começava a amá-lo. 

Campos de morango para sempre

“Viver é fácil com os olhos fechados” [Vivir es fácil con los ojos cerrados], de 2013, do diretor David Trueba (que também escreveu o roteiro), conta a história de um professor de inglês espanhol que parte em viagem para conhecer John Lennon, que, na trama do filme, estava como ator, na Espanha, participando de uma produção para o cinema. A película já cativa na primeira sequência, em que Antonio, o professor de inglês, interpretado por Javier Cámara, está debatendo com seus alunos a letra de “Help”, dos Beatles.

Em sua viagem para conhecer Lennon, Antonio dá carona para Belén (Natalia de Molina) e Juanjo (Francesc Colomer). A princípio, Antonio não sabe que eles, embora não se conhecessem antes de Antonio lhes oferecer carona, estão fugindo de suas famílias. Juanjo, por não mais aturar as arbitrariedades obtusas do pai; Belén, por estar grávida e querer esconder o fato da família.

A história se passa em 1966. Enquanto estão dentro do carro de Antonio, os três personagens vão se conhecendo. Quando chegam ao sítio de locação do filme de que John Lennon participa, Antonio, Belén e Juanjo já estão mais à vontade uns com os outros. Nesse ponto do enredo, enquanto ficamos nos perguntando se Antonio vai mesmo ter a oportunidade de se encontrar com Lennon, ao mesmo tempo vamos acompanhando as emoções que vão aflorando com a convivência dos três na pequena localidade que fica próxima ao local onde estão ocorrendo as filmagens da produção de que John Lennon participa.

“Viver é fácil com os olhos fechados” faz parte daquela linhagem de filmes sem grandes pretensões. Não tem a intenção de mudar o mundo nem de deixar uma grande mensagem, seja lá o que isso for. É um filme simples, um tributo à música (em especial a dos Beatles) e à amizade, sem deixar de roçar as agruras da adolescência. E em caso de conferir o filme, não deixe de assistir à cena final, que somente surge após os créditos. Atente-se também para os morangos, sejam os que são consumidos, sejam os que estão plantados.