quinta-feira, 23 de abril de 2009

FOTOPOEMA 76

AINDA BORGES

Há um pequeno poema de Borges que bem poderia ter sido usado como epígrafe do filme “Um sonho de liberdade” (“The Shawshank Redemption” – EUA, 1994), baseado numa história do Stephen King cujo título é “Rita Hayworth and The Shawshank Redemption”.

O filme é dirigido por Frank Darabont. Nos papéis principais, Tim Robbins e Morgan Freeman. E, pensando bem, a epígrafe poderia estar também na história criada por Stephen King. Diz o texto de Borges, intitulado “O prisioneiro”:

Uma lima.
A primeira das pesadas portas de ferro.
Um dia serei livre.

BORGES

Tertúlias literárias são um dos temperos mais bacanas que uma amizade pode ter. Num desses bate-papos literários, comentei recentemente com um amigo minha profunda admiração por Jorge Luis Borges. Depois da conversa, voltei, mais uma vez, a folhear os textos do argentino.

Borges é o escritor que mais me compele a escrever, quem mais acende minha imaginação. Não bastasse o texto dele em si, que acho admirável, bastam algumas páginas de Borges para que eu sinta uma imensa vontade de escrever meus textos. Não sei o motivo pelo qual isso ocorre. O que sei, é que Borges faz bem para a felicidade.