segunda-feira, 24 de junho de 2013

PERIGEU

Ontem, houve o perigeu, dia em que a Lua está mais próxima da Terra. Quando isso se dá durante a lua cheia, o espetáculo é brilhante e vistoso.

Com o objetivo de fotografar a Lua despontando no horizonte, eu e o Nivaldo, meu irmão, que muito me ajuda nos momentos em que tenho de sair da cidade para fotografar, fomos até os arredores de Patos de Minas.

O céu estava nublado próximo ao horizonte, de modo que não houve como eu fazer as imagens conforme o que eu tinha em mente. Ora, na fotografia, como na vida, o lance é a gente tentar fazer o melhor com o que nós temos à disposição...

A despeito do céu nublado, fotografei. Tive de usar ISO alto, a fim de aumentar a sensibilidade do sensor à luz; isso faz com que a imagem fique com textura “granulada”, como se houvesse areia sobre a imagem.

O ISO teve de ser alto para que as imagens não ficassem tremidas, uma vez que não levei tripé para os registros; logo, não havia como apoiar a câmera. No mais, apesar do céu nublado e do ISO alto, eis as fotos.