segunda-feira, 12 de junho de 2017

Esperando Gadot

“Mulher-Maravilha”, que está em cartaz nos cinemas do Brasil, acertou ao defender causas do feminismo. Também nesse sentido, é um filme político. Aliás, o aspecto político de maior relevância no filme é exatamente esse, que subjaz à trama do enredo, que se passa durante a Primeira Guerra Mundial.

Dos recentes filmes de super-heróis, “O homem de aço” acertou ao tratar o Super-Homem como um... extraterrestre. Depois, veio “Batman v. Superman”, que decepcionou. Fiquei torcendo, embora ciente de que isso dificilmente ocorreria, por algo no teor do que Frank Miller fizera nos quadrinhos com os dois personagens. De nada adiantou torcer, pois a abordagem do roteiro do filme está distante do que Miller fizera.

Diante disso, embora eu estivesse muito a fim de assistir a “Mulher-Maravilha”, preferi frear as expectativas, o que não teria sido necessário, pois o filme é bom. Não somente pelo enredo e pela questão de Hollywood ter aberto espaço para uma heroína num longa-metragem (o que, por si, é sintomático, por mostrar o que as mulheres já conquistaram), mas também por algo que faltou a “Batman v. Superman” — o humor. Em “Mulher-Maravilha”, ele está presente, seja nos diálogos, seja nas situações em que Diana se torna pária quando chega a Londres.

Obviamente, é impossível saber como teria sido “Mulher-Maravilha” se ele tivesse sido dirigido por um homem. À parte isso, Patty Jenkins fez um excelente trabalho. O filme, embora carregado de feminismo, não soa rançoso, mesmo quando brinca com a “inutilidade” dos homens.

Não sei se devido à qualidade da projeção do cinema em que eu estava, mas houve momentos em que achei o filme desnecessariamente escuro. Ainda que de fato seja assim, não é algo que chega a comprometer a fotografia da produção, que ficou sob a responsabilidade de Matthew Jensen. O roteiro é de Allan Heinberg.

O suposto sionismo de Gal Gadot, como cidadã, tem incomodado algumas pessoas (ela é israelense). Já outros se incomodam por ela não ser uma grande atriz. São questões que não tiram o brilho da produção como um todo, que funciona bem como entretenimento e como inteligente discurso feminista. 

“A gente não quer só comida”

Chego a um restaurante para almoçar. Uma mulher me olha com certa insistência. Fico sem saber o que fazer. Ela toma a iniciativa:

— Você não está se lembrando de mim...

— De fato, não estou. De onde a gente se conhece?

— Morei perto da sua casa, ali na Duque de Caxias. Você ainda mora lá?

— Sim, moro.

— Pois é, morei por lá. A gente já brincou muito.

Eu estava sem jeito, por não ter a menor lembrança dela. Por fim, antes de se afastar, ela arrematou:

— Você mudou muito: ficou bonito...