quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MEU LUGAR

Aonde queres
que eu vá?

Ao altar?
Ao motel?
À tua casa?
Ao circo?
A Joinville?
Catar coquinho?

Basta que digas
 e irei – contigo.
Se estou
onde estás,
bem estou.
Se contigo
me quiseres,
bem estarei.
És o lugar
de minha vida.

SOBRE AVES, PÁSSAROS E DEVANEIOS

O bacana de um devaneio é que a gente não sabe bem como começa nem como vai acabar. Em meio a um, pensava eu na diferença entre ave e pássaro.

Numa explicaçãozinha: todo pássaro é ave, mas nem toda ave é pássaro. Pássaros são criaturas que pertencem à ordem dos passeriformes; é tudo aquilo que tem forma de... passarinho.

Simples: é tudo aquilo que lembra, na forma, um pardal ou um bem-te-vi, por exemplo. Um canário é um pássaro; já um gavião, não. Um gavião é ave falconiforme.

Devaneio vai, devaneio vem, eu me lembrei de um antigo desenho animado que se chama Homem-Pássaro. Lembro-me com nitidez da bela e poderosa voz de Márcio Seixas, o dublador, entoando: “Hoooooooomem-Pássarooo”.

Contudo, a forma do herói não me parece a de um pássaro, mas, sim, de uma ave. Só que pássaro é uma palavra que funciona melhor do que ave. Imagine só o Márcio Seixas durante o mantra: “Hoooooooomem-Aveee”. Convenhamos: perderia o impacto, a força.

Talvez, Homem-Falcão, já que ele lembra um falconiforme. Mas Vingador, o companheiro dele, já lembra um falcão ou algo que o valha – no episódio abaixo, é identificado como águia.

Homem-Gavião?... Mas gavião era gíria usada para se referir aos mulherengos. Homem-Abutre?... Além de ele não se parecer com um, o Homem-Aranha já tem o Abutre como inimigo.

Homem-Coruja... Homem-Tucano... Homem-Cormorão... Homem-Pombo... Homem-Anu-Branco... Homem-Bico-de-Pimenta...

Lidando com nomes mais específicos, não consegui um em nossa fauna que me soasse legal. Falta de hábito, talvez.