quinta-feira, 13 de junho de 2013

ESTELAR


Esta é a primeira foto de longa exposição que faço na tentativa de retratar o facho das estrelas. O tempo de exposição desta foto foi de uma hora, trinta e quatro minutos e quinze segundos. O tempo de exposição é a “duração” da foto; é o tempo em que a câmera ficou fotografando.

Como o que eu queria era precisamente captar o facho que as estrelas deixam, eu já sabia, de antemão, que precisaria de uma longa exposição. Para realizá-la, eu me vali de um cabo disparador acoplado à câmera.

A princípio, supus que um pouco mais de uma hora e meia de exposição não seria o bastante para produzir fachos com a extensão dos que estão na imagem. Quando vi a foto ainda no monitor da câmera, eu me surpreendi, pois eu havia suposto que noventa minutos de exposição produziriam “apenas” pequenos riscos no céu.

A foto foi tirada na fazenda da família do amigo Aldo Fernandes. Mais uma vez, obrigado a ele pela presteza em me levar até lá. Obrigado também à família do Aldo, sempre gentil ao me receber. Finalmente, obrigado ao Gabriel CZ, que me emprestou o tripé para que a imagem fosse realizada.