sábado, 1 de maio de 2021

Guedes

Empregada doméstica viajando, expectativa de vida aumentando, filho do porteiro estudando. Paulo Guedes reclamou de tudo isso. Essa mentalidade segregacionista já estava clara antes da eleição. O projeto já era divulgado por Bolsonaro, reitero, antes da eleição. O eleitor o endossou. Dizer que não estava ciente de que o banimento do pobre já era um projeto político é hipocrisia. 

Ovelha

Se não for para se desgarrar, perda de tempo ser ovelha. 

Orquestra de Ouro Preto executa canções do A-Ha

O Danny Elfman, quando ainda era vocalista do Oingo Boingo e quando ainda não compunha para orquestra, disse, certa vez, em entrevista, que o sonho de todo roqueiro é compor para orquestra. Ele levou a sério o que disse e, hoje, compõe para orquestra, tendo já realizado memoráveis peças eruditas para trilhas sonoras de filmes.

A Orquestra de Ouro Preto, em seu canal no YouTube, veiculou neste sábado, primeiro de maio, canções do grupo norueguês A-Ha. Suponho que os integrantes da banda pop não vão ficar sabendo da execução feita pela orquestra.

À parte isso, é difícil imaginar uma consagração maior para um compositor de pop/rock do que ter a criação dele tocada por uma orquestra. Esse tipo de iniciativa rompe a divisão entre o que é erudito e o que é popular, algo que sempre me fascinou, não importa a arte em que isso ocorra.

O grande texto sobre esse assunto foi escrito por Michael Kamen, que foi o regente da orquestra na gravação do álbum S&M, que tem o Metallica se apresentando com orquestra. O texto de Kamen, que pode ser conferido no encarte do CD, é emocionante e reflete o amor à música. Kamen relata, dentre outras coisas, a tensão inicial dos músicos da orquestra e a, que foi surgindo aos poucos à medida que a apresentação prosseguia, curtição a que se entregaram. 

O maestro chega a mencionar que durante a execução de uma peça clássica, caso uma corda de um violino arrebentasse durante o concerto, isso seria motivo de preocupação para o músico. Mas num show com o Metallica, a corda arrebentada estava, digamos, em sintonia com o espírito roqueiro. 

Em ocasiões assim, há um saudável descompromisso, os músicos da orquestra parecem ficar mais à vontade do que numa apresentação de repertório erudito. Durante a apresentação da Orquestra de Outro Preto, mesmo sentada, uma violinista, não resistindo ao contágio, dança, num belíssimo momento.  Que o show prossiga.