terça-feira, 4 de outubro de 2022

Bolsonaro, os maçons, os evangélicos, os católicos

Circulou hoje um vídeo  em que Bolsonaro, em tese, esteve num templo da maçonaria antes de se tornar presidente. Perguntei para alguns evangélicos a opinião deles sobre a maçonaria. Disseram não simpatizar com os maçons. Dois deles chegaram a dizer que a maçonaria é uma “seita satânica”.

Também não sei como a igreja católica encara atualmente a maçonaria. De todo modo, em 1983, um documento aprovado pelo então papa João Paulo Segundo diz: “Os fiéis que pertencem às associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão”.
 
Como não sou maçom, nada sei deles a não ser o que se acha em qualquer verbete na internet. Li no Guerra e Paz, do Tolstói, uma detalhada descrição do que seria um ritual maçônico. Em pesquisa que realizei quando da leitura do livro, há uns seis anos, nada achei sobre Tolstói ter sido maçom. Perguntei a um dos integrantes da maçonaria se a descrição de Tolstói corresponde ao que ocorre nas cerimônias maçônicas. O maçom disse que conferiria e que me daria um retorno. Nunca deu, o que entendo.

É que, não estando eu enganado (e se eu estiver, que alguém fique à vontade para me corrigir, pois, como dito, não sou maçom), recomenda-se não divulgar o que ocorre nas cerimônias maçônicas. Não sei se Tolstói era maçom, se obteve detalhes do ritual a partir de algum maçom que teria dado com a língua nos dentes, se na época os rituais maçônicos podiam ser divulgados, se ele, Tolstói, caso fosse maçom, teria, mesmo quebrando o combinado, revelado como se dá determinada cerimônia ou se, por fim, o que é descrito no livro, quanto aos detalhes do ritual, é ficção.

Parte importante da maçonaria apoiou a campanha de Bolsonaro em 2018.  Sabe-se também que Hamilton Mourão, o vice-presidente, é maçom. E Bolsonaro apontou para o STF Kassio Nunes Marques, que já se declarou mestre da maçonaria. Por fim, o registro de que, embora não sendo bem vista por parte dos evangélicos nem pela cúpula de João Paulo Segundo (não sei o que os atuais chefes da instituição pensam da maçonaria), ela, a maçonaria, não se define como religião, apresentando-se como instituição que afirma haver um suposto “Grande Arquiteto do Universo”. 
_____

(As informações contidas neste texto estão neste link.)