Circulou hoje um vídeo em que Bolsonaro, em tese, esteve num templo da maçonaria antes de se tornar presidente. Perguntei para alguns evangélicos a opinião deles sobre a maçonaria. Disseram não simpatizar com os maçons. Dois deles chegaram a dizer que a maçonaria é uma “seita satânica”.
Também não sei como a igreja católica encara atualmente a maçonaria. De todo modo, em 1983, um documento aprovado pelo então papa João Paulo Segundo diz: “Os fiéis que pertencem às associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão”.
Como não sou maçom, nada sei deles a não ser o que se acha em qualquer verbete na internet. Li no Guerra e Paz, do Tolstói, uma detalhada descrição do que seria um ritual maçônico. Em pesquisa que realizei quando da leitura do livro, há uns seis anos, nada achei sobre Tolstói ter sido maçom. Perguntei a um dos integrantes da maçonaria se a descrição de Tolstói corresponde ao que ocorre nas cerimônias maçônicas. O maçom disse que conferiria e que me daria um retorno. Nunca deu, o que entendo.
É que, não estando eu enganado (e se eu estiver, que alguém fique à vontade para me corrigir, pois, como dito, não sou maçom), recomenda-se não divulgar o que ocorre nas cerimônias maçônicas. Não sei se Tolstói era maçom, se obteve detalhes do ritual a partir de algum maçom que teria dado com a língua nos dentes, se na época os rituais maçônicos podiam ser divulgados, se ele, Tolstói, caso fosse maçom, teria, mesmo quebrando o combinado, revelado como se dá determinada cerimônia ou se, por fim, o que é descrito no livro, quanto aos detalhes do ritual, é ficção.
Parte importante da maçonaria apoiou a campanha de Bolsonaro em 2018. Sabe-se também que Hamilton Mourão, o vice-presidente, é maçom. E Bolsonaro apontou para o STF Kassio Nunes Marques, que já se declarou mestre da maçonaria. Por fim, o registro de que, embora não sendo bem vista por parte dos evangélicos nem pela cúpula de João Paulo Segundo (não sei o que os atuais chefes da instituição pensam da maçonaria), ela, a maçonaria, não se define como religião, apresentando-se como instituição que afirma haver um suposto “Grande Arquiteto do Universo”.
_____
(As informações contidas neste texto estão neste link.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário