terça-feira, 3 de junho de 2014

ROGER, O "INTELIGENTE"

Há uma lenda antiga que reza o seguinte: Roger, o vocalista do Ultraje a Rigor, teria uma inteligência acima da média. A prova de que a lenda é ancestral é esta: eu me lembro dela desde minha adolescência...

Nessa época, não havia redes sociais. Isso significa que não se tinha acesso ao que gente, por exemplo, como o Roger escreve quando não está fazendo letra de música. Hoje, sabe-se que o cérebro dele parece funcionar somente com letras. Ou pelo menos funcionava.

O roqueiro, a despeito de sua propalada inteligência, não tem o tino para sacar uma ironia. Quando o Antônio Prata, na Folha de S.Paulo, em três de novembro de 2013, publicou um texto (“Guinada à direita) tanto irônico quanto sarcástico, o Roger viu a casca de banana jogada por Prata — e mesmo assim o “inteligente” vocalista escorregou.

Mais recentemente, segundo o Pragmatismo Político, Roger provou novamente sua “sagacidade”. Ao comentar, via Twitter, a manchete “USP gasta R$ 90 milhões a mais do que recebe por mês, diz reitoria”, o “perspicaz” roqueiro deu provas mais uma vez do que é capaz: “Pronto, fuderam com a USP tb”.

Roger quis, com esse verbo na terceira do plural, referir-se ao governo federal. Guilherme Fernandes, um internauta, chamou a atenção de Roger para o seguinte: a USP é estadual, não federal. A universidade é do governo de São Paulo, não do governo federal. Mesmo assim, o roqueiro manteve sua opinião. “Inteligência” obstinada, a dele.