sábado, 25 de outubro de 2008

A OSCAR NIEMEYER

DESENHO 1

A juventude é cheia de ímpetos. Alguns deles, vistos à distância, soam engraçados. Um de meus rompantes juvenis foi o de tentar ser desenhista (sic). Hoje, mexendo em velhos papéis, eu me deparei com dois cadernos de desenhos. Na época, o grande sonho era desenhar utilizando pena de bico fino e tinta nanquim. Fiz a encomenda numa das lojas da cidade e fiquei aguardando. Durante semanas e semanas, fui até a loja, sempre com a mesma pergunta: “Chegou?”. A resposta era sempre a mesma: “Não”. Por fim, desisti. E quem não tem pena de bico fino desenha com lápis comum; foi o que fiz na época.

O desenho acima é uma das conseqüências dos rompantes juvenis. A ilustração estava numa velha revista que encontrei em antigo local de trabalho, enquanto o ambiente passava por limpeza. Eu tinha uns 12 anos. A ilustração fazia parte de uma matéria intitulada “Gênios idiotas”, sobre aquelas pessoas que realizam complexos cálculos matemáticos rapidamente, mas são incapazes de efetuar cálculos simples. Devo ter essa revista em algum lugar aqui em casa. A linha editorial dela era o que posteriormente eu conferiria na Superinteressante, ainda na década de 80. Fascinado pela matéria sobre os “gênios idiotas” e querendo ser desenhista, é claro que mal esperei chegar em casa para copiar a meu modo a ilustração. Caso eu ache a revista, publico o nome do autor do desenho original.

Digitalizei a imagem, cujo original já está amarelecido; em programa de edição de fotos, escureci as linhas. Não houve outros retoques. Fiz o desenho no dia 23 de fevereiro de 1986.