domingo, 24 de junho de 2012

A RAPOSA E O GALO

Um desavisado que estivesse ciente do resultado do Campeonato Brasileiro do ano passado e que viesse a se informar somente agora sobre o andamento do torneio deste ano, levaria um susto: os dois primeiros colocados são de Minas, e entre os quatro últimos há três times de São Paulo.

Claro que isso não necessariamente reflete o que será a tônica do campeonato. A Libertadores já terminou para o Santos e está prestes a terminar para o Corinthians. O mesmo vale para o Palmeiras, que logo, logo encerra participação na Copa do Brasil. Passarão brevemente a disputar com afinco o Campeonato Brasileiro, que completa hoje sua sexta rodada (são trinta e oito no total).

Curto futebol também para trocar uma ideia saudável com outras pessoas que o curtem, não para me envolver em discussões tolas ou brincadeiras sem graça. Assim, digo que é bom para Minas (e para o futebol brasileiro como um todo) que Atlético e Cruzeiro entrem na disputa pelo topo da tabela.

Por mais que seja de interesse de alguns meios de comunicação o monopólio Rio-São Paulo, para o Brasil é bom que os times mineiros se tornem competitivos, o que não tem ocorrido nos últimos anos. Num quadro ideal, os times do nordeste também entrariam na briga.

O certame é longo e está no começo. Até dezembro, muito jogador pode ir embora, equipes terão ascensão e declínio, a tabela passará por mudanças diversas. Mesmo assim, que Atlético e Cruzeiro consigam, depois de longo e tedioso hiato no futebol das Gerais, estar entre os que terão feito um belo Campeonato Brasileiro em 2012.