sábado, 26 de maio de 2018

Apontamento 375

A poesia é possível. Por que desperdiçá-la quando ela faz de ti uma possibilidade? 

Karius e nós

Os erros de Karius foram imensos. Quando falhas dessa natureza ocorrem, diminuem a distância entre um grande jogo e a pelada do fim de semana no campo da várzea mais próxima. Pela natureza da profissão e por terem chegado ao ponto em que chegaram, os erros de atletas em grandes equipes são vistos por milhões, bem como as consequências dos fracassos deles. Mesmo assim, o que aconteceu mais cedo com o Karius aproxima não somente o grande time da equipe de amigos que disputa um torneio amador, mas aproxima todos nós uns dos outros, pois falhas como a do goleiro do Liverpool atestam o quão grandes podem ser os tropeços de qualquer humano, ocorram eles diante de milhões ou na intimidade de um quarto escuro. Karius, ao vivo, provou mais uma vez o que há de mais frágil e essencial em todos nós. 

Resistência

Ontem, lavando talheres, esbarrei numa xícara, que caiu no chão. Não quebrou. Nela, está inscrito o nome de Pablo Neruda. A poesia há de resistir. 

Cinismo

Aula de cinismo: Temer, que congelou investimentos na educação por décadas, diz que a greve dos caminhoneiros não pode impedir o acesso das crianças às escolas. Ele autorizou ontem o uso das forças federais de segurança para desbloquear as estradas. Ou seja: o que falta em habilidade e legitimidade políticas ele compensa com a porrada. É sempre a saída dos covardes e dos que não sabem governar. É a saída dos que querem soluções fáceis e ditatoriais, tal qual deseja parte da população. 

Haicai 67

Muitos têm a ideia:
trabalhador é cordeirinho.
Viva a alcateia.