segunda-feira, 5 de julho de 2010

NOTAS SOBRE A COPA

(Com muito atraso, publico algumas notas sobre a Copa do Mundo.)
_____

Digo com frequência que não gosto de jogadores nos quais não se pode confiar, ainda que sejam craques. Felipe Melo não é craque. Não se pode confiar em Felipe Melo. E é preciso esperar o apito final do árbitro: tivesse a partida contra a Holanda acabado minutos depois do lançamento que o jogador fez para o gol de Robinho, Melo teria saído de campo consagrado. Mas depois, enrolou-se com Júlio César, fez uma falta tola (mas nada que surpreende, vindo do meio-campista) em jogador holandês e foi expulso.
_____

Futebol é bom quando tem emoção. Os momentos finais da partida entre Uruguai e Gana são louváveis e inesquecíveis. Nos últimos instantes da prorrogação, Suarez, atacante uruguaio, dá uma de goleiro e defende com a mão, em cima da linha do gol, para impedir que a bola entrasse, pois isso significaria a desclassificação de seu time. É expulso, deixa o campo chorando, mas quando percebe que Asamoah não convertera o pênalti, Suarez já era a alegria e a esperança. O time sul-americano acabaria eliminando o time africano nos pênaltis.
_____

O segundo tempo de Paraguai e Espanha foi também memorável. Não foi uma partida farta em emoções como o jogo entre Uruguai e Gana, mas nem por isso deixou de ter emoções para quem curte futebol. No fim, a Espanha, favorita na partida, prevaleceu, embora o time paraguaio tenha tido um gol anulado incorretamente. Além disso, nos instantes finais, jogador paraguaio, diante do gol, chutou, mas o goleiro espanhol defendeu com o pé.
_____

Torço muito pela Argentina e pelo Maradona – digo isso sem a menor ironia. Por isso, achei ruim o time argentino ter sido eliminado pela Alemanha, que goleou e venceu com méritos a equipe de Maradona.
_____

Foi a primeira Copa em que quatro times da América do Sul conseguiram estar nas quartas-de-final. Contudo, terminadas as partidas, só resta o Uruguai, que não é considerado favorito diante da Holanda. Uma primazia sul-americana se insinuava, mas os times europeus confirmaram supremacia europeia nas semifinais.