segunda-feira, 18 de junho de 2018

Gol contra de brasileiros

A brilhante Patrícia Lélis publicou um vídeo em que comenta sobre os homens que estão dizendo estar havendo “mimimi” por parte das mulheres que estão criticando a burrice dos brasileiros ensinando o que parece ser uma estrangeira a falar palavrões. A estratégia de Patrícia Lélis para demonstrar a babaquice dos brasileiros que aparecem no vídeo e daqueles os quais alegam que as mulheres estão com frescura ao reclamarem foi nos conclamar a imaginarmos o seguinte exemplo: numa roda há algumas mulheres e apenas um homem. Elas, referindo-se a ele, começam a entoar o coro: “É pau pequeno, é pau pequeno”. A seguir, elas entoam: “O pau é fino, o pau é fino”. A seguir: “O pau é torto, o pau é torto”. Por fim: “Não sabe fazer a mulher gozar, não sabe fazer a mulher gozar”.

Claro que a situação seria embaraçosa, desrespeitosa, assim como foi desrespeitoso o comportamento dos caras que aparecem no vídeo em que pedem a uma mulher que repita palavrões em português. A postagem da Patrícia Lélis não vai mudar a mentalidade de gente imbecil como aqueles caras do vídeo, mas isso não é motivo para que algo deixe de ser feito. A burrice e a falta de tato deles precisam ser mencionadas. Patrícia soube fazer isso de modo genial.

Essa história fez com que eu me lembrasse do pessoal do 20 Fingers, que na década de 90 fez sucesso com uma canção chamada “Short dick man”. Na letra da canção, um eu lírico feminino se dirige a um homem dizendo que não quer nada com ele precisamente porque o pênis dele é muito pequeno. Os machistas de então se revoltaram, esquecendo-se dos insultos que usualmente proferem contra as mulheres. A vocalista do 20 Fingers era uma cantora chamada Gillette. Ela se justificou em entrevista quanto à letra de “Short dick man”, dizendo que há várias ofensas machistas, e que a canção era uma tentativa de fazer com que os homens entendessem o que é ser vítima de comentários ou comportamentos sexistas o tempo todo. Não entenderam.