quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A HISTÓRIA POR TRÁS DA FOTO (69)

Deu um trabalhão tirar esta foto. Não que ela tenha algo de mirabolante. É que eu queria fazer ressoar as cordas do violão, a fim de produzir sensação de movimento nelas. Para tal, eu baixaria a velocidade (usei 1/5; F/3.5).

Contudo, o tripé que eu usava estragou. Assim, tive de fazer a foto segurando a câmera. Só que estava complicado segurá-la e fazer as cordas se movimentarem. Se eu baixasse mais do que 1/5, o risco de a imagem ficar tremida aumentaria.

Assim, com a mão direita, fiz o foco, enquanto tentava não mover a equipamento; com a esquerda, fiz vibrar as cordas o máximo que pude. “Corri” então com a mão esquerda, para que ela envolvesse, junto com a direita, a câmera. Por fim, apertei o obturador.

Foram cinco tentativas. Numa imagem como a que eu queria, haveria mais ação no encordoamento, seja por estar a câmera sobre um tripé seja por haver alguém aqui para causar o movimento nas cordas...

CONTO 52

Fernando Reis vivia dizendo que seu projeto de vida era comprar um sítio, mudar-se para lá e ficar o dia inteiro lendo Guimarães Rosa, fumando e tomando pinga – não necessariamente nessa ordem. Mas seu último trago, longe do sítio e cercado do barulho da cidade, foi bebido em companhia de um verso de Fernando Pessoa.