domingo, 8 de maio de 2016

Fotopoema 388

"Água Suja"

Yuji Kodato é o diretor de “Água Suja”, documentário que narra a peregrinação de católicos a Romaria/MG. Kodato acompanha a trajetória dos caminhantes pelas rodovias do Triângulo Mineiro, bem como exibe a vida da cidade durante o mês de agosto, quando o lugar recebe milhares de romeiros.

Ao contar a história, o diretor optou por dar voz aos fiéis durante a extenuante caminhada. Nas entrevistas, eles contam as razões que os levam a encarar os cansativos dias na estrada. “Água Suja” também oferta um sagaz panorama de como fica a cidade de Romaria com a chegada dos fiéis.

Enquanto mostra a caminhada dos peregrinos pelas rodovias e atalhos que levam ao destino dos entrevistados, o documentário, de quebra, em belas tomadas, exibe a beleza não óbvia do cerrado mineiro; já quando exibe a cidade lotada de viajantes, “Água Suja” não deixa de mostrar a atuação dos que lucram a partir da fé dos que estão na cidade.

Romaria se torna um microuniverso em que religião, comércio e diversões (que muitos poderiam chamar de terrenas) se misturam. O documentário de Yuji Kodato retrata tudo isso, mas sempre dando ao expectador todo o espaço para que ele tire suas conclusões a partir do que assiste.

Os momentos finais da produção mostram pessoas limpando a sujeira que toma da cidade em virtude do grande número de pessoas que a visitam. Na cena final, mostra-se água com espuma de sabão ou de detergente escorrendo numa rua, em tomada carregada de sugestões e de simbolismos. 

Torcida

Você em meio a muitos. 
O que muitos querem
os Coelhos não querem. 
Mas querem os Galos 
o que quer você. 
Eu, Raposa, 
não sou Coelho
nem Galo. 
Nesse (a)mar de gente,
torço é por você.