sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

EVER

Tu vens te aproximando: evos.
Avatar amoroso e perseverante
que vem até mim na manhã
dourada do bem querer.

A HISTÓRIA POR TRÁS DA FOTO (62)



Os ovos no ninho acima vão se tornar beija-flores.


Não foi fácil tirar esta foto. O ninho foi feito num toldo que protege uma janela. Tive de subir numa escada. Mesmo assim, o tamanho da câmera não se ajustava à pequeneza do espaço para que se pudesse tirar a foto com conforto.

Com a mão direita, segurei a câmera; com a esquerda, o flash externo, conectado à câmera por intermédio de cabo. Contudo, não pude usar o flash, pois não havia como posicioná-lo adequadamente no espaço mínimo.

Foi então que uma luminária dessas usadas para leitura foi trazida. Com a luz dela incidindo sobre o ninho, pude fazer a foto sem “flash”.

Durante toda essa peleja a mamãe beija-flor esteve por perto, às vezes voando a centímetros de mim, na tentativa de proteger os ovos. Quando desci para o chão, ela voltou para o ninho – foto abaixo.

Meu muito obrigado a toda a família da Gasparina, em cuja casa o ninho foi feito. Além de agradecer à Gasparina (que segurou a escada), devo agradecer à sua filha Ana Cecília, que segurou a luminária. Além de agradecer a elas, agradeço ao esperto Arthur, que tem quatro anos de puro alto astral; ele esteve por perto o tempo todo.

A família vai me dizer quando os filhotes nascerem. Pretendo voltar para fotografá-los.



FICHA TÉCNICA

Foto 1

Câmera: Canon Powershot SX10 IS
ISO: 200
Abertura: F/4,0
Velocidade: 1/60
Comprimento focal: 5mm (equivalente a 28mm)
Data: 18/12/2009
Hora: 10h07
_____
 
Foto 2
 
Câmera: Canon Powershot SX10 IS
ISO: 80
Abertura: F/5,0
Velocidade: 1/60
Comprimento focal: 38mm (equivalente a 213mm)
Data: 18/12/2009
Hora: 10h14