domingo, 27 de junho de 2010

NOTA SOBRE A COPA

Há pouco mais de meia hora, em jogo válido pela Copa do Mundo 2010, o México foi eliminado pela Argentina. Messi, embora quase tenha feito um golaço no fim da partida, teve uma atuação ruim. Fez algumas firulas, mas nada eficaz. Talvez ele decole contra a Alemanha, no sábado. Mais cedo, jogando contra a Inglaterra, o time alemão goleou por 4 a 1.

A nota ruim do dia foram os erros dos árbitros. No jogo da Inglaterra contra a Alemanha, Lampard chutou a bola, que bateu no travessão e quicou na grama, atrás da linha do gol. Contudo, o árbitro uruguaio Jorge Larrionda não confirmou que a bola havia entrado. O assistente 1 foi Pablo Fandino; o assistente 2, Mauricio Espinosa (ambos uruguaios). Não sei qual dos bandeirinhas não percebeu que a bola entrara.

Já no jogo da Argentina contra o México, Tevez marcou o primeiro gol da equipe Argentina estando impedido. Para piorar as coisas, o telão no estádio mostrou a irregularidade quando a jogada foi repetida. O trio de arbitragem era italiano – Roberto Rosetti (árbitro), Paolo Calcagno (assistente 1) e Stefano Ayroldi (assistente 2). Também não sei qual dos assistentes deixou de marcar o impedimento.

Sempre que lances como o da partida entre Alemanha e Inglaterra ocorrem, volta à baila a discussão sobre o uso da tecnologia no futebol. A Fifa declara que aparatos eletrônicos não serão usados na linha do gol. O site da ESPN publicou hoje: “A Fifa não vai fazer nenhum comentário sobre as decisões do árbitro no campo de jogo. Sobre tecnologia na linha do gol, a posição da Fifa está em acordo com as decisões da International Football Association Board – Ifab, órgão responsável pelas regras do futebol – tomadas no último encontro, em março.” Segundo a Ifab, a tecnologia não será usada.