quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

CHUVA

Chove tão sutilmente, 
que é como se não chovesse —
mas chove.

Quase não há 
barulho de chuva —
mas há.

A chuva brinca 
de ser quase e
goteja em meu verso. 

FOTOPOEMA 369

OLIVER SACKS SE DESPEDE

O neurologista Oliver Sacks, em texto publicado hoje no jornal The New York Times, anuncia que tem meses de vida, devido a câncer. Publicamente, Sacks se despede com altivez — o que não surpreende.

Nos livros dele, Sacks deixa transparecer algo que se tornou raro: ele trata os pacientes como... gente... Ele realmente parece se importar com os pacientes. Isso, que parece ser condição inicial para qualquer médico, tornou-se exceção. 

SINTONIA FINA — EDIÇÃO 31

Pessoas, está no ar mais uma edição do Sintonia Fina, programa musical editado e apresentado por mim. Para escutar, basta dar “play”.


Paul McCartney — Freedom
Caetano Veloso — Quando o galo cantou
Trio Rio — New York, Rio, Tokyo
Beto Guedes — Vevecos, panelas e canelas
U2 — So cruel
Tianastácia — Itacaré
Tony Anderson — Breakthrough
Milton Nascimento — Calix bento

FONOAUDIOLOGIA EM CAMPO?

Desde quando o PVC foi para o Fox Sports, eu ainda não tinha conferido a atuação dele pelo canal. Ontem, tendo assistido a Corinthians e São Paulo pela emissora, pude escutar novamente o comentarista de farta memória e de excelente e sutil senso de humor.

Conheci o trabalho dele na ESPN. De inteligência privilegiada, PVC, contudo, tinha ligeiro problema de dicção. Ontem, entretanto, tive forte impressão de que a fala do comentarista está mais clara. Não estando eu enganado, isso se deve, assim me pareceu, a trabalho eficaz de algum fonoaudiólogo.

Independentemente de eu estar certo quanto à melhora da dicção do PVC, sempre fui entusiasta da fonoaudiologia, não só quando há alguma falha na dicção ou algum outro problema na fala. Fundamental para profissionais cujas profissões dependem em primazia da voz, a fonoaudiologia é bonita também por tornar possível a qualquer um a melhoria no discurso. A ciência é uma das grandes aliadas da retórica. Em amplo sentido, é mais um modo de irmos mais longe em nós mesmos. 

VOOS