domingo, 15 de julho de 2012

"CRASH"

Ontem, assisti novamente ao filme “Crash”, que eu já havia conferido quando foi lançado. Como frequentemente comento filmes que não são lançamentos, mantenho a “tradição” nesta postagem.

“Crash – no limite” (Crash, EUA, 2004), do diretor Paul Haggis, é um filme pouco verossímil. Os encontros e as situações por que passam os personagens soam, no mais das vezes, forçados e artificiais.

Há, por assim dizer, uma hipérbole de circunstâncias “provando” a cada instante que ninguém é bom ou mau o tempo todo, que julgar alguém é algo muito complicado, que o bem e o mal são relativos e que as circunstâncias podem nos obrigar a fazer o que não gostaríamos de.

O enredo deixa claro seguidas vezes que não há ninguém totalmente bom ou totalmente mau. Somos, todos, capazes da mais nobre bondade e da mais cruel vileza – depende da situação. É aquela história de que somos nós e somos nossas circunstâncias.

O problema do filme é justamente a profusão de circunstâncias, de personagens, de encontros, de coincidências e de situações. Tal excesso é o que retira da obra a verossimilhança. Não que isso estrague a película ou faça dela algo deplorável. Longe disso. Gosto muito de “Crash” .

Ademais, esse proposital excesso a que me refiro é julgamento de valor. Essa suposta inverossimilhança não nos impede da reflexão sobre o que somos capazes de fazer em determinados contextos, nesta coisa difícil, melindrosa e recalcitrante que é a vida.