domingo, 23 de agosto de 2009

GRUPO GALPÃO EM PATOS DE MINAS

Ontem, às 20h, o grupo mineiro Galpão apresentou na praça do Fórum, aqui em Patos de Minas, o espetáculo teatral “Till – a saga de um herói torto”. A direção é de Júlio Maciel.

O Galpão, desde sua origem, tem feito um teatro de rua, popular. Sempre com essa proposta, já percorreram países da Europa e das Américas. Na Inglaterra, chegaram a apresentar “Romeu e Julieta” no Teatro Globo, em Londres – encenando em português.

A despeito da consagração internacional, o Galpão não perde de vista a proposta original de levar às praças um teatro que tem muito de circense, que resgata a ideia da ágora, de reunir a população para que possamos curtir uma apresentação teatral.

Os integrantes do Galpão são ecléticos. O tipo de teatro que fazem exige que os atores cantem, toquem instrumentos musicais e dominem habilidades circenses (malabarismos, pernas de pau, agilidade corporal etc). Além dessa versatilidade, o Galpão esbanja profissionalismo e talento, o que se traduz em excelência dos espetáculos.

Alguns pingos de chuva começaram a cair, o que poderia ter comprometido o desenrolar do espetáculo. No fim das contas, não choveu (enquanto digito, chove). A plateia se divertiu. Till, personagem que dá nome à peça, é criação da cultura popular alemã da Idade Média. É o típico anti-herói. Acaba nos remetendo a nosso Macunaíma.

O Galpão continua em turnê com a peça. No dia 29, estarão em Divinópolis. Recentemente, estiveram em Uberaba. Abaixo, algumas fotos que fiz do evento.