segunda-feira, 9 de novembro de 2015

EU RIO

Não consigo rir dos vereadores de Campinas.
Não consigo rir dos Bolsonaros.
Não consigo rir dos Malafaias.
Não consigo rir dos Cunhas.
Não consigo rir dos Danilos Gentilis.
Não consigo rir dos Rafinhas Bastos.
Não consigo rir dos que jogam cascas de bananas.

Não consigo rir de tombo.
Não consigo rir de banguela.
Não consigo rir de quem deu branco.
Não consigo rir de quem fala “célebro”.
Não consigo rir de quem caiu na pegadinha da TV.
Não consigo rir de quem crê em certos pastores.
Não consigo rir de quem acredita em certos padres. 

MAIS UM FRACASSO

Como um todo, a natureza nos faz desprovidos de bilhões de habilidades e providos (mas nem tanto assim) de outras. Minha incapacidade em abrir embalagens é vexaminosa. Eu me perco diante de uma. E de nada adianta seguir as instruções que comumente estão expressas nas embalagens; em vez de me ajudarem, essas instruções me confundem. Qualquer coisa para mim está sempre muito, muito bem fechada. Meu sangue não tem uma gota de algo que se pareça com o talento do MacGyver, aquele do seriado que fazia proezas com, por exemplo, um chiclete e um grampo para cabelos.

Mais cedo, eu havia pedido cartuchos de tinta para a impressora. Chegaram há pouco. Um dos cartuchos é para imprimir em preto-e-branco; o outro, em cores. O que imprime em cores está ainda intocado; há trinta e dois minutos estou lutando para tentar abrir a embalagem do que contém tinta preta. Até agora, o fracasso é vergonhoso.

Na embalagem, há a instrução de como ter acesso ao cartucho. Procurei segui-la. Além do mais, anos de convivência com a língua inglesa têm de servir para algo de vez em quando. No invólucro do cartucho, há uma lingueta na parte superior; nela, lê-se: “Open (tear open here)”. Confiando em meu inglês, manejei a lingueta, a qual acabei destruindo, sem conseguir abrir o continente do cartucho, que, lá de dentro da embalagem, dando gargalhadas estrondosas, zomba de mim. Se num futuro remoto eu conseguir abri-la, haverá depois o drama de tentar inserir o danado do cartucho na impressora... 

ANTES

Numa exceção, 
encolheram o nome dele
depois que ele nasceu. 
Foi assim que Irineu
começou a vida
avant la lettre

SUPERFICIAL

A neve sobre a grama,
um quadro de Van Gogh,
a capa de The dark side of the moon,
a textura da pétala,
a casca da romã,
o livro em Braille,
a cor de tua pele:
nem toda superfície
é fútil. 

(DES)APONTAMENTO 42

Amigo comenta que foi dispensado do serviço militar porque o peso dele não era o bastante para os requisitos do exército: na época, esse amigo pesava quarenta e cinco quilos. Foi a partir desse episódio que o Kundera chegaria ao título “A insustentável leveza do ser”. 

VERMELHIDÃO