domingo, 11 de julho de 2010

PORTAL DO LEGIÃO URBANA

Se você curte Legião Urbana, não deixe de conferir o portal da banda: http://www.legiaourbana.com.br.

Na página, vídeos, áudios, fotos, história da banda, curiosidades. E caso o fã tenha material sobre o Legião, há a possibilidade de esse material ser enviado para o site.

PARABÉNS, ESPANHA

Se tradição ganhasse jogo de futebol, a partida final da Copa 2010 entre Espanha e Holanda nem precisaria ser realizada, pois a Holanda tem mais história no torneio mundial.

Como a tradição não ganha nada, a Espanha, que jogou melhor e apresentou um futebol mais bonito do que o da Holanda na final, é a campeã da Copa do Mundo 2010.

A MÃO DO HOMEM

Mais de uma semana depois da eliminação do time de Gana pelo Uruguai, o técnico da seleção ganesa, o sérvio Milovan Rajevac, continua revoltado contra o jogador Luis Suárez, que, usando a mão, impediu, em cima da linha, que o time de Gana fizesse o gol que poderia levar o time africano às semifinais.

Disse o técnico húngaro: “Alguns dizem que Suárez é um herói e agora ele caminha orgulhosamente. Tenham bom senso. Ele não é um herói, ele é um simples trapaceiro. Que mão de Deus! Foi a mão do diabo”.

Assim como a de Maradona naquele jogo contra a Inglaterra, foi a mão de um homem. Suarez trocou a expulsão por uma pálida chance de classificação. Como o time de Gana não fez o gol na cobrança de pênalti, o erro deu sobrevida ao Uruguai, que acabaria seguindo adiante na Copa.

Num exercício que talvez seja inútil, eu já tentei me colocar no lugar de Suárez. Será que eu resistiria? Será que eu não colocaria a mão na bola? Não consigo ver o gesto de Suárez como "simplesmente" desleal.

Não vejo a atitude dele como sendo de alguém que quis ser maldoso contra o oponente, mas como o reflexo de um sujeito que quis impedir o gol, valendo-se do último recurso que lhe restava, numa conduta que é antiesportiva, levando-se em conta as regras do jogo. Suárez foi desleal caso isso signifique ir contra tais regras; mas não foi desleal caso isso signifique o desejo de ser malévolo.

Há um tempão o Uruguai andava apagado do cenário futebolístico mundial. Aquele gol por parte de Gana significaria o adeus para o time sul-americano. Em contrapartida, tivesse o gol sido feito, Gana seria o primeiro time africano a estar numa semifinal de Copa do Mundo.

Estou aqui, tentando conseguir uma justificativa convincente para o gesto de Suárez, embora eu compreenda a revolta de Rajevac. E a única justificativa que arrumei é a de que estivesse eu no lugar do jogador uruguaio, eu faria o mesmo; se Suárez foi desleal, eu também seria. Não como um deus, não como um diabo, mas como um homem: um pouco Deus e um pouco diabo.