terça-feira, 4 de dezembro de 2012

KEANE

A velha música pop, com sua estética, seus truques e suas artimanhas. Com razão, muita gente despreza a música pop — boa parte dela é de fato abominável. Mas quando não é, como torna-se leve e gostosa.

Hoje à noite, pela Globo FM do Rio de Janeiro, escutei a canção abaixo, da banda inglesa Keane. Pop em cada segundo, britânica em cada nota e cada acorde, agradavelmente pop até o fim.

SEGUNDA-FEIRA



Se a vida não te der uma segunda chance, 
que ela te dê uma segunda-feira.

Faz da tua segunda uma terça.
Desta, uma quarta.
Que esta te traga uma década.

O tempo que não elimina certas coisas 
é o tempo que há de te conceder uma segunda-feira. 
Viver sem amor, mas preencher os dias.
Que a esperança sufocada não te deixe todo sem gosto.

Que a vida não te deixe sem uma segunda-feira.
Acorda e faz dela um segundo ato.

MARÍTIMO

Tu, que és feita para o mar...
Tu, que és feita para amar...
Concede-me um instante contigo.
Depois, volto para amar...
Depois, volto para o mar...

APONTAMENTO 162

O fato de eu gostar da transgressão não me impede de querer a beleza, que é querer a arte. A transgressão não tem de, mas pode ser bela. A arte não tem de, mas pode ser transgressora. Eu acredito na beleza. Eu acredito na transgressão. Eu acredito que possam estar juntas, embora não tenham de.

A arte pode (e deve) tratar (também) do que é repulsivo e digno de ódio. Do que ela não pode abrir mão é de aspirar a ser uma grandiosa obra de arte, não importa do que trate. A arte pode (e deve) retratar (também) o que é feio, degradante e abjeto, mas não pode deixar de ser arte.

A modernidade, pós-modernidade ou seja lá o que for não implica abrir mão de um princípio só porque ele já existe há séculos. Arte requer dedicação e busca pelo belo, não importa quando seja produzida.

Não sei se a arte permite um lampejo do celestial. Ela já faz muito em sutilizar e melhorar o que é humano. Se melhorar e sutilizar o que somos implica criar em nós uma centelha de algo celestial, não vou me queixar disso.

CARRY THAT WEIGHT

Boy, I’m gonna carry that weight
Carry that wait for a long time…