domingo, 31 de julho de 2011

GOVERNO E CBF

É salutar e revelador saber como o mesmo fato é noticiado, manipulado e mostrado por diferentes fontes. Hoje, no sítio da CBF, há a manchete “Ricardo Teixeira e presidente Dilma Rousseff”. Abaixo da manchete e acima de uma foto, está escrito: “Presidente da CBF se reuniu com a presidente Dilma Rousseff antes do Sorteio Preliminar da Copa do Mundo de 2014”. No texto da notícia, diz ainda a CBF: “A presidente da República Dilma Rousseff tomou a iniciativa do encontro com o presidente da FIFA Joseph Blatter e o presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Ricardo Teixeira”.

O UOL deu a seguinte manchete: “Com Ricardo Teixeira vetado, Dilma recebe celebridades e jogadores no camarote”. Na matéria, o portal escreveu: “De acordo com o estafe de Dilma Rousseff, a presidente teve um relacionamento apenas protocolar com Ricardo Teixeira no sorteio das eliminatórias da Copa de 2014. A informação é que o dirigente não foi recebido na área reservada a ela na Marina da Glória. E que, portanto, os dois não conversaram reservadamente nem se reuniram”.

sítio da presidência traz duas fotos por demais sintomáticas – e que confirmam o divulgado no UOL. Escreveu esse portal: “Por sua vez, o www.presidencia.gov.br mostra o mesmo momento apresentado pela confederação em duas fotos. Na imagem mais aberta, além do quarteto, aparecem várias autoridades. Fica claro se tratar de uma solenidade formal em que Blatter entregou uma flâmula da Fifa.

“Foi na chegada dela à marina. Há também a mesma foto com uma edição que corta Ricardo Teixeira”.

Abaixo, foto divulgada pela CBF:


A seguir, foto divulgada pela presidência:


Por fim, outra imagem divulgada pela presidência:


As fotos corroboram a ideia de que Ricardo Teixeira quis passar a impressão de que tudo está bem entre ele e o governo federal. Este, por sua vez, não quis associar a imagem de Rousseff à de Teixeira, ainda que dinheiro público, com o aval do governo, esteja sendo usado nas obras para a Copa.

Não que eu confie totalmente no UOL ou na página do governo, mas, nesse caso, a versão menos confiável me parece ser mesmo a Teixeira – o que, a rigor, não surpreende.

(Quanto aos créditos das fotos, o sítio da CBF, como pode ser verificado acima, atribui a autoria da foto a Ricardo Stuckert. Já a página da presidência atribui as imagens a Roberto Stuckert Filho. Não sei se houve um engano por parte da CBF ou se havia no evento dois fotógrafos com a mesma assinatura.)

Finalmente, vale o registro de que, segundo o blogue de Juca Kfouri, até o Jornal Nacional noticiou uma manifestação de 700 pessoas contra a administração de Ricardo Teixeira. Não assisti à matéria na Globo, mas se ela chegou a noticiar algo contra Teixeira, pode ser que o cacique da CBF fraqueje. Afinal, foi ele mesmo quem disse que só passaria a se preocupar com o dizem contra ele quando isso fosse noticiado no Jornal Nacional...

ANTES TARDE...

Hoje, 31 de julho, é o Dia do Orgasmo.