terça-feira, 10 de março de 2015

TRABALHE MENOS

A menos que seu trabalho seja aquilo com que você sonhava, trabalhe menos. São poucas as pessoas que ganham dinheiro fazendo aquilo que de fato gostariam de fazer. Por isso é que digo: trabalhe menos.

Trabalhe menos e vá fazer aquilo que você gosta mesmo de fazer. Se estiver precisando trabalhar muito por estar em delicado momento financeiro de sua vida, tente resolver isso. Se conseguir, trabalhe menos.

Trabalhe menos e vá fazer as coisas que você curte, sem se importar com o dinheiro. É claro que se precisa dele, mas a quantidade de que necessitamos é bem menor do que a que dizem que precisamos. Se na dança da vida você começar a ser pago fazendo precisamente o que você gostaria de fazer, isso é a glória.

Não estou dizendo que você não deve trabalhar. Estou dizendo que você deve achar tempo para fazer o que gosta. Se quiser achar tempo para fazer o que você gosta, você terá de trabalhar menos.

O mundo corporativo mina a criatividade. Ele assumiu uma configuração tal em que o ser humano deve ser máquina a serviço de algo que o escraviza e que o esgota. Muito papel, muita lei, muitos compromissos, muitas reuniões, muitos horários, muitas tarefas...

Para o mundo corporativo, você é um número, um dado, uma peça. Corporações não querem saber se você um dia quis ser ator, se você sonha em estudar física ou se você tem talento para lidar com crianças. O mundo das corporações quer meta. Essa meta deve ser superada no mês seguinte. Você é um meio para isso. E só.

As pessoas trabalham mais do que o que gostariam, num trabalho que não curtem e fazendo algo em que não têm a chance de criarem o que são capazes de criar. Acostumam-se, acomodam-se. Chega o ponto em que passam a amar o látego.

A publicidade nos diz que seremos pessoas realizadas se comprarmos. Não seremos. Realizar-nos-emos se tivermos a oportunidade para que aprimoremos o potencial que é nosso. Não caia no engodo de comprar a felicidade que os comerciais, os anúncios e o mercado nos prometem.

Se a ida a um shopping deixa você com gostosa sensação de felicidade, feliz você não está. Vá procurar o que você é, vá estudar, vá aprender, vá gastar sua energia naquilo que levará você a uma compreensão mais ampla de você e do mundo. Para isso, se for o caso, trabalhe menos. 

QUE DELÍCIA!

Trabalho no IFTM — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. O IFTM, campus Patos de Minas, funciona no prédio onde era a antiga Sespa. Em função disso, almoço com frequência pelas bandas de lá.

Vou muito ao QDelícia, que fica na JK, perto do IFTM. A primeira coisa que me chamou a atenção no restaurante foi o preço: a comida é extremamente barata; hoje, por exemplo, pelo almoço e por um copo de suco de laranja, paguei sete reais e um centavo. A segunda coisa que me chamou a atenção: a comida é extremamente saborosa.

Como mais ou menos a mesma quantidade quando almoço em restaurantes; como mais ou menos as mesmas coisas. No QDelícia, sempre pago menos do que pago em outros lugares. Além disso, por duas ou três vezes, pedi à atendente que elogiasse a cozinheira, pois gosto mesmo da comida que servem.

Tudo é simples. Não há pratos requintados, mas o trivial é excelente. Outra coisa curiosa: nunca tive a sensação de que o suco de laranja preparado por eles tivesse sido feito com laranja murcha ou velha. Sempre peço por suco de laranja, e ele sempre está gostoso. Por fim, a simplicidade está também no lugar. Não há luxo, mas há gentileza no atendimento, comida gostosa e preço justo.