quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

PARA ELA, QUE NÃO ME LERÁ

Hoje à tarde, estive num supermercado. Quando já ia saindo, esperei alguns segundos pela chegada do elevador que dá acesso ao estacionamento. Havia muita gente aguardando. O lugar estava lotado, devido à véspera de Natal.

Chegado o elevador, foi aquela correria para entrar. Quando as portas se fecharam e o bólido começou a descer, escutei o que me pareceu ser o pai de uma criança de uns dez anos comentando com ela que no mundo de hoje não se pode ser educado. “É chegar empurrando e pronto”, disse o homem.

A criança escutou de cabeça baixa, não sei se devido à timidez por estar cercada de gente estranha. Abertas as portas, nós nos debandamos. O “conselho” do adulto ficou reverberando em minha cabeça. Quando eu já estava perto de minha moto, o pai, que viera na mesma direção tomada por mim, repetiu para a garota: “De nada adianta ser educado”.

Minha cara garota, esse que deve ser seu pai é adulto. Nós, os adultos, vamos nos embrutecendo à medida que envelhecemos. É verdade que o mundo trata mal. Contudo, não siga o que seu pai lhe disse no elevador. Gentileza não é sinônimo de ser bobo. Ser gentil requer muito mais força do que ser rude. Gentileza é força, garota. Seja forte.

A HISTÓRIA POR TRÁS DA FOTO (44)

Esta imagem é mais uma daquelas fotos que são conseguidas quando não se espera mais nada ou pouca coisa. Foi tirada no Parque do Mocambo, aqui em Patos de Minas. Uma determinada área do parque tem uma pequena mata fechada. Nela, há trilhos pelos quais se pode percorrer o lugar. A tarde estava no fim. Decidi então deixar a mata e vir embora. Enquanto caminhava pelos trilhos, vi a borboleta acima.

Como já era fim de tarde, praticamente não havia sol na mata. Eu teria de usar o flash, o que de fato ocorreu. Ainda assim, eu não estava muito otimista quanto à captura, pois a lente que eu usava é própria para assuntos que estejam a longa distância – é a lente que uso para fotografar aves e pássaros. Para a foto da borboleta, o ideal seria uma lente macro. Ainda assim, arrisquei. Afastei-me um pouco, caso contrário o foco não poderia ser feito, e disparei. Pude tirar três fotos.