quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

PARA ELA, QUE NÃO ME LERÁ

Hoje à tarde, estive num supermercado. Quando já ia saindo, esperei alguns segundos pela chegada do elevador que dá acesso ao estacionamento. Havia muita gente aguardando. O lugar estava lotado, devido à véspera de Natal.

Chegado o elevador, foi aquela correria para entrar. Quando as portas se fecharam e o bólido começou a descer, escutei o que me pareceu ser o pai de uma criança de uns dez anos comentando com ela que no mundo de hoje não se pode ser educado. “É chegar empurrando e pronto”, disse o homem.

A criança escutou de cabeça baixa, não sei se devido à timidez por estar cercada de gente estranha. Abertas as portas, nós nos debandamos. O “conselho” do adulto ficou reverberando em minha cabeça. Quando eu já estava perto de minha moto, o pai, que viera na mesma direção tomada por mim, repetiu para a garota: “De nada adianta ser educado”.

Minha cara garota, esse que deve ser seu pai é adulto. Nós, os adultos, vamos nos embrutecendo à medida que envelhecemos. É verdade que o mundo trata mal. Contudo, não siga o que seu pai lhe disse no elevador. Gentileza não é sinônimo de ser bobo. Ser gentil requer muito mais força do que ser rude. Gentileza é força, garota. Seja forte.

2 comentários: