“Uma linda mulher” [Pretty woman], do diretor Garry Marshall, estrelado por Julia Roberts e Richard Gere, é de 1990. Contudo, somente nesta semana é que o assisti. Para minha surpresa, há uma referência ao craque (a droga) durante o filme: eu pensava que o craque havia começado a ser consumido bem mais recentemente.
Se ele é mencionado num filme de 1990, isso quer dizer que é conhecido e consumido, numa estimativa comedida, há vinte e três anos nos Estados Unidos, pelo menos nos grandes centros — a história contada em “Uma linda mulher” se passa principalmente em Los Angeles. Contudo, eu não saberia dizer quando o craque começou a ser consumido no Brasil.
A nota lúdica é que à medida que eu ia assistindo ao filme foi-se confirmando em mim a impressão de que Edward Lewis, o personagem interpretado por Richard Gere, é uma espécie de Christian Grey... abrandado. Mas já que “Uma linda mulher” veio antes, talvez o mais correto seja dizer que Christian Grey é uma espécie de Edward Lewis... “recrudescido”...