quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ANÚNCIO

Trovão vigoroso anuncia 
tempestade apocalíptica — 
que acabou não vindo: 
de vez em quando,
cão que late não morde. 

"UMA LINDA MULHER" E O CRAQUE

“Uma linda mulher” [Pretty woman], do diretor Garry Marshall, estrelado por Julia Roberts e Richard Gere, é de 1990. Contudo, somente nesta semana é que o assisti. Para minha surpresa, há uma referência ao craque (a droga) durante o filme: eu pensava que o craque havia começado a ser consumido bem mais recentemente.

Se ele é mencionado num filme de 1990, isso quer dizer que é conhecido e consumido, numa estimativa comedida, há vinte e três anos nos Estados Unidos, pelo menos nos grandes centros — a história contada em “Uma linda mulher” se passa principalmente em Los Angeles. Contudo, eu não saberia dizer quando o craque começou a ser consumido no Brasil.

A nota lúdica é que à medida que eu ia assistindo ao filme foi-se confirmando em mim a impressão de que Edward Lewis, o personagem interpretado por Richard Gere, é uma espécie de Christian Grey... abrandado. Mas já que “Uma linda mulher” veio antes, talvez o mais correto seja dizer que Christian Grey é uma espécie de Edward Lewis... “recrudescido”... 

RELÓGIO 6

FOTOPOEMA 342

O Edgar, proprietário da loja de instrumentos musicais e escola de música Tom Maior, havia me pedido para tirar fotos de alguns dos instrumentos à venda na loja. Ontem à tarde, fui até lá realizar o trabalho.

Um dos últimos instrumentos a ser fotografado foi este violino. Ainda no visor da câmera, gostei da foto. Às vezes, isso nos engana: uma foto de que gostamos quando a observamos no visor pode não agradar quando analisada no computador.

Não foi o caso desta imagem. Tanto gostei dela que tive logo a vontade de fazer um texto inspirado nela, nisso que chamo de fotopoema, ou seja, texto e imagem formando uma amálgama.