domingo, 5 de abril de 2015

MANIFESTOS CONTRA A GLOBO

No começo de março, Angélica, que trabalha na Globo, não conseguiu gravar matéria na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela e a equipe que a acompanhava foram recebidas com o tradicional “abaixo a Rede Globo”. Acabaram desistindo de gravar a matéria.

Ontem (04/04), uma equipe da Globo News foi hostilizada e expulsa quando cobria manifestação no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Atos recentes contra a Globo foram realizados no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília.

O Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, publicou no dia dois de abril uma frase contundente: “Um macaco teria erguido um império nas condições dadas a Roberto Marinho pela ditadura em troca de apoio político”. Não é segredo que a Globo teve convivência asquerosa com a ditadura, a despeito da retórica de bons mocinhos dos Marinho.

Manifestações não violentas contra a Globo são imprescindíveis. Ela é perigosa. A emissora tem no cerne uma ideologia malévola, travestida numa estética bonita e numa grande competência técnica. Contudo, visual bonito e recursos técnicos e humanos não conseguem esconder o quanto a Globo é daninha e perniciosa.

Mesmo assim, é preciso que os profissionais dela tenham condições de trabalhar. À parte o espectro ideológico que tenham, eles estão exercendo suas profissões. Que escutem protestos, que escutem palavras de ordem — mas que possam trabalhar.

De algum tempo para cá, notícias de quedas de audiência da Globo têm sido veiculadas. Todavia, o poder deles é ainda incontestável. Tenho a impressão de que assim vai continuar por muito tempo. A maior retaliação contra a Globo é não sintonizá-la. 

URT SE MANTÉM NA PRIMEIRA DIVISÃO; MAMORÉ CAI

Do mesmo modo que Atlético e Cruzeiro já se ressentiram do poder político exercido na CBF por times do Rio e de São Paulo, times do interior de Minas Gerais já se ressentiram do poder exercido pelo Galo e pela Raposa na Federação Mineira. Também por isso, achei bom que dois times do interior tenham se classificado para as semifinais do campeonato mineiro.

Na sequência do torneio, Cruzeiro e Atlético vão se enfrentar, bem como Tombense e Caldense. Isso significa que já há uma equipe do interior garantida na decisão do campeonato. Também como consequência da rodada deste domingo, ou Cruzeiro ou Atlético não estará na final.

No futebol patense, a URT se mantém na primeira divisão do futebol de Minas Gerais; o Mamoré caiu para a segunda. Desse modo, Patos de Minas não terá seus dois times na primeira divisão do campeonato mineiro no ano que vem.

Os campeonatos estaduais, no todo, têm como característica a monotonia. Contudo, não foi o que ocorreu nesta última rodada do campeonato mineiro. Tanto foi assim que, só mencionando os times locais, antes do início dos jogos de hoje tanto URT quanto Mamoré tinham chances de permanecer na primeira divisão, bem como poderiam cair os dois.